Diálogos em Transe – Nati Canto

28/07/2022 - 16h57

Nati Canto / foto: arquivo pessoal

O último encontro da série Diálogos em Transe, fruto de uma parceria entre a 13ª Bienal do Mercosul, a PUCRS Cultura e o Tecnopuc, acontece no dia 19 de agosto (sexta-feira), das 15h às 17h, no Ateliê PUCRS Cultura. A convidada é a paulistana Nati Canto, que leva procedimentos gastronômicos para o universo da arte contemporânea, borrando os limites das linguagens artísticas. A participação no encontro é gratuita e aberta à comunidade – clique aqui para se inscrever. 

Em suas obras, Nati Canto explora materiais orgânicos e técnicas culinárias: utiliza alimentos como gelatina, tapioca e pão de massa morta, além de pigmentos naturais, para criar objetos que se situam entre a pintura, a escultura e a instalação. Sua pesquisa investiga o prazer, a memória e os sentidos, refletindo também a respeito da simbologia da alimentação e do processo digestivo. 

Os encontros da série Diálogos em Transe estão acontecendo desde maio no Ateliê PUCRS Cultura, apresentando projetos dos artistas Cesar & Lois (Brasil/Estados Unidos), Elias Maroso (Brasil), Esfincter (Genietta Varsi e Luís Enrique Zela Koort, Peru) e Nati Canto (Brasil). Todos são participantes da mostra Transe, que será realizada no Instituto Caldeira como parte da 13ª Bienal do Mercosul. 

Sobre a artista 

Nati Canto é formada em Gastronomia e realizou diversas exposições individuais e coletivas. Participou de residências artísticas em Xangai (2013) e Berlim (2017). Além disso, foi premiada no II Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea (2012) e participou do Prêmio Nova Fotografia do MIS-SP (2013). Sua obra faz parte de coleções públicas e privadas, tais como da Fundação Cultural João Pessoa (FUNJOPE), do Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) e do Instituto Figueiredo Ferraz. 

Sobre a mostra Transe 

Transe é uma mostra organizada a partir de um edital de chamada aberta que selecionou obras de 19 artistas e coletivos entre um total de mais de 800 projetos. Resultado de uma parceria entre a 13ª Bienal do Mercosul e a PUCRS, aborda temas como as formas de comunicação entre seres vivos e inteligência artificial, as transformações do corpo humano e a magnetopercepção de aves migratórias.  

Sobre a 13ª Bienal do Mercosul 

A 13ª Bienal do Mercosul propõe uma reflexão sobre a condição humana, desde a vulnerabilidade até a superação, por meio da temática Trauma, Sonho e Fuga. Conta com curadoria geral de Marcello Dantas, curadoria adjunta de Carollina Lauriano, Laura Cattani, Munir Klamt e Tarsila Riso e curadoria pedagógica de Germana Konrath. Com acesso gratuito, pretende proporcionar uma experiência imersiva por meio dos sentidos e da percepção. O evento é presidido pela empresária Carmen Ferrão e acontece entre os dias 15 de setembro e 20 de novembro, em diferentes espaços de Porto Alegre. 

SERVIÇO 

  • Diálogos em Transe – Nati Canto 
  • Data: 19 de agosto (sexta-feira) 
  • Horário: 15h às 17h 
  • Local: Ateliê PUCRS Cultura, térreo do Prédio 30 no Campus da PUCRS  
  • Inscrições: Gratuitas, através do link.  
Compartilhe