Nati Canto / foto: arquivo pessoal
O último encontro da série Diálogos em Transe, fruto de uma parceria entre a 13ª Bienal do Mercosul, a PUCRS Cultura e o Tecnopuc, acontece no dia 19 de agosto (sexta-feira), das 15h às 17h, no Ateliê PUCRS Cultura. A convidada é a paulistana Nati Canto, que leva procedimentos gastronômicos para o universo da arte contemporânea, borrando os limites das linguagens artísticas. A participação no encontro é gratuita e aberta à comunidade – clique aqui para se inscrever.
Em suas obras, Nati Canto explora materiais orgânicos e técnicas culinárias: utiliza alimentos como gelatina, tapioca e pão de massa morta, além de pigmentos naturais, para criar objetos que se situam entre a pintura, a escultura e a instalação. Sua pesquisa investiga o prazer, a memória e os sentidos, refletindo também a respeito da simbologia da alimentação e do processo digestivo.
Os encontros da série Diálogos em Transe estão acontecendo desde maio no Ateliê PUCRS Cultura, apresentando projetos dos artistas Cesar & Lois (Brasil/Estados Unidos), Elias Maroso (Brasil), Esfincter (Genietta Varsi e Luís Enrique Zela Koort, Peru) e Nati Canto (Brasil). Todos são participantes da mostra Transe, que será realizada no Instituto Caldeira como parte da 13ª Bienal do Mercosul.
Nati Canto é formada em Gastronomia e realizou diversas exposições individuais e coletivas. Participou de residências artísticas em Xangai (2013) e Berlim (2017). Além disso, foi premiada no II Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea (2012) e participou do Prêmio Nova Fotografia do MIS-SP (2013). Sua obra faz parte de coleções públicas e privadas, tais como da Fundação Cultural João Pessoa (FUNJOPE), do Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) e do Instituto Figueiredo Ferraz.
Transe é uma mostra organizada a partir de um edital de chamada aberta que selecionou obras de 19 artistas e coletivos entre um total de mais de 800 projetos. Resultado de uma parceria entre a 13ª Bienal do Mercosul e a PUCRS, aborda temas como as formas de comunicação entre seres vivos e inteligência artificial, as transformações do corpo humano e a magnetopercepção de aves migratórias.
A 13ª Bienal do Mercosul propõe uma reflexão sobre a condição humana, desde a vulnerabilidade até a superação, por meio da temática Trauma, Sonho e Fuga. Conta com curadoria geral de Marcello Dantas, curadoria adjunta de Carollina Lauriano, Laura Cattani, Munir Klamt e Tarsila Riso e curadoria pedagógica de Germana Konrath. Com acesso gratuito, pretende proporcionar uma experiência imersiva por meio dos sentidos e da percepção. O evento é presidido pela empresária Carmen Ferrão e acontece entre os dias 15 de setembro e 20 de novembro, em diferentes espaços de Porto Alegre.