Diálogos em Transe – Elias Maroso & Nicole De March

15/06/2022 - 18h13

Elias Maroso e Nicole De March

A série de encontros Diálogos em Transe, fruto de uma parceria entre a 13ª Bienal do Mercosul, o Tecnopuc e a PUCRS Cultura, terá seu segundo bate-papo no dia 1º de julho (sexta-feira), das 15h às 17h, no Ateliê PUCRS Cultura. Na ocasião, o artista visual Elias Maroso e a física Nicole De March conversam sobre a obra instalativa Criptocromo (A Cor Escondida), que Maroso apresenta na mostra Transe, integrante da Bienal deste ano. A participação no encontro é gratuita e aberta à comunidade – clique aqui para se inscrever. 

A instalação artística Criptocromo (A Cor Escondida) parte de estudos em biofísica computacional voltados à capacidade, própria de algumas espécies de aves migratórias, de perceber visualmente o imenso campo magnético da Terra. Ao final do bate-papo, os participantes poderão realizar uma visita guiada ao Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, onde foram desenvolvidas algumas obras da mostra Transe. 

Os encontros da série “Diálogos em Transe” começaram em maio e seguem até o mês de setembro, no Ateliê PUCRS Cultura, apresentando projetos dos artistas Cesar & Lois (Brasil/Estados Unidos), Elias Maroso (Brasil), Esfincter (Genietta Varsi e Luís Enrique Zela Koort, Peru) e Nati Canto (Brasil). Todos são participantes da mostra Transe, que será realizada no Instituto Caldeira como parte da 13ª Bienal do Mercosul. 

A 13ª Bienal do Mercosul também desenvolve outras atividades com apoio e participação da comunidade da PUCRS. Alguns exemplos, que já estão com inscrições abertas, são o projeto Hypnopedia – enciclopédia audiovisual de sonhos (inscrições abertas neste link) e Conversas de Cozinha – Os Bastidores da Bienal (mais informações neste link). 

Participantes do bate-papo:  

Elias Maroso, artista e pesquisador, vive e trabalha na cidade de Porto Alegre/RS. Dedica-se à produção de objetos, intervenções no espaço e dispositivos energéticos, relacionando diferentes meios e referências de estudo. Com obras de ênfase tanto visual quanto não visual, perpassa mais de um contexto de criação ao problematizar os limites que separam a atividade artística de outros saberes, percepções e práticas. 

Nicole De March é mestre e doutora em Física pelo Instituto de Física da UFRGS e tem experiência em Física Teórica, com ênfase em Sistemas Quânticos Abertos e Biologia Quântica. Atualmente é pós-doutoranda do Laboratório de Tecnologia e Transformações Sociais do Instituto de Geociências da Unicamp e membro do Grupo de Estudos de Desinformação em Redes Sociais (EDReS).

Sobre a mostra Transe 

Transe é uma mostra organizada a partir de um edital de chamada aberta que selecionou obras de 19 artistas e coletivos entre um total de mais de 800 projetos, avaliados pelo curador-geral Marcello Dantas e pelos curadores-adjuntos Carollina Lauriano, Laura Cattani, Munir Klamt e Tarsila Riso. A mostra propõe reflexões sobre arte, corpo, natureza e tecnologia, abordando temas como as formas de comunicação entre seres vivos e inteligência artificial, transformações do corpo humano e a magnetopercepção que guia aves migratórias. A exposição é resultado de uma parceria entre a 13ª Bienal do Mercosul e a PUCRS.  

Sobre a 13ª Bienal do Mercosul 

A 13ª Bienal do Mercosul, que acontece de 15 de setembro a 20 de novembro, em Porto Alegre, será a primeira mostra de arte de grande escala conceitualmente criada pós-pandemia no Brasil. Com curadoria geral de Marcello Dantas, curadoria adjunta de Carollina Lauriano, Laura Cattani, Munir Klamt, Tarsila Riso e curadoria pedagógica de Germana Konrath, a 13ª Bienal do Mercosul propõe uma reflexão sobre a condição humana, desde a vulnerabilidade até a superação, por meio da temática Trauma, Sonho e Fuga. 

SERVIÇO 

  • O quê: Diálogos em Transe – Elias Maroso & Nicole De March
  • Data: 01 de julho de 2022 
  • Horário: 15h às 17h 
  • Local: Ateliê PUCRS Cultura, térreo do Prédio 30 no Campus da PUCRS – Avenida Ipiranga, 6691 
  • Inscrições: Gratuitas, através do link.
Compartilhe

Informações do evento

Data
01/07/2022
Local
Ateliê PUCRS Cultura, térreo do Prédio 30 no Campus da PUCRS – Avenida Ipiranga, 6691 

Próximos eventos