Descolonização do Pensamento

Série de debates acontece nos dias 1º e 2 de outubro via plataforma Zoom

29/09/2020 - 18h13

Descolonização do Pensamento, PPGCOM, FamecosNos dias 1º e 2 de outubro ocorrerá o evento a série de debates Descolonização do Pensamento, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos e a Rede de Pesquisas em Tecnoculturas Decoloniais (REITE), em parceria com pesquisadores da UFSC, UFF e UERN. Os encontros acontecerão em salas do Zoom e as inscrições são realizadas pelo link.

Confira a programação:

1º de outubro

Das 10h às 12h: Palestra de abertura Dra. Rosane Borges
Sobre a palestrante: Jornalista, pós-doutorada em ciências da comunicação, professora colaboradora do grupo de pesquisa Estética e Vanguarda (ECA-USP), integrante do grupo de pesquisa Teorias e práticas feministas (Unicamp/Usp), conselheira de honra do grupo Reinventando a educação. Autora de diversos livros, entre eles: Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro (2004), Mídia e racismo (2012) e Esboços de um tempo presente (2016).

Das 14h às 16h: Mesa de debate os pesquisadores da Rede de Pesquisas em Tecnoculturas Decoloniais – REITE
Mediação: Dra. Melina Aparecida dos Santos Silva (PNPD-PPGCOM-PUCRS)
Participantes: Dra. Ariane Holzbach (UFF), Dra. Thaiane Moreira de Oliveira (UFF), Dr. José Cláudio Siqueira Castanheira (UFSC) e Dr. Tobias Queirós (UERN)

2 de outubro

Das 10h às 12h: Mesa Música Afrodiaspórica
Mediação: Dra. Melina Aparecida dos Santos Silva (PNPD-PPGCOM-PUCRS)
Participantes: Dra. Luciana Xavier (UFABC), Dra. Kywza Fideles (UniFBV) e Juliana Souza Guilherme (Projeto Metaleiras Negras – Historiadora e Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Africana)

Das 14h às 16h: Mesa Tecnologias e Cultura Audiovisual
Mediação: Cris Campos (Doutoranda PPGCOM- UFF)
Participantes: Dra. Fernanda Carrera (UFRJ), Dra. Mônica Paz (GIG@/UFBA) e Kaya Rodrigues (Coletivo MacumbaLab e Produtora Reina)

Compartilhe