Cultura no Campus | Exposição Deságua: paisagens poéticas de Piracema

Exposição fica aberta para visitação entre os dias 4 e 22 de março, no Saguão da Biblioteca Central da PUCRS

28/02/2024 - 16h04

Foto de Piracema / Foto: Geysiane Andrade

Entre os dias 4 e 22 de março, fica aberta para visitação a exposição Deságua: paisagens poéticas de Piracema, no Saguão da Biblioteca Central da PUCRS, prédio 16. Com curadoria e obras da escritora Geysiane Andrade, a exposição é parte do resultado do seu projeto de doutorado em Escrita Criativa na Universidade, que ainda é composto por um livro de poesia e um ensaio baseado na pesquisa em torno da cidade de Piracema, Minas Gerais. A orientação da tese é do professor Bernardo Bueno e o projeto de produção da exposição foi contemplado no edital Cultura no Campus.

Deságua: paisagens poéticas de Piracema expõe poemas, fotografias, colagens, áudios, vídeos, artesanatos e documentos históricos, com o objetivo de resgatar a memória e a história da cidade de Piracema. Localizada no interior do estado de Minas Gerais, a cerca de 120 quilômetros da capital, Belo Horizonte, a cidade é composta por, aproximadamente, 6.700 habitantes (IBGE, 2022), sendo a maioria residente na zona rural. É pouco desenvolvida socioeconomicamente e conta com baixos recursos para a cultura e educação.

A mostra idealizada por Geysiane reúne criações da estudante, além de obras de artistas locais e registros de acervos de pessoas que residem ou residiram na cidade de Piracema, a fim de apresentar suas diversas paisagens poéticas a partir de cartografias subjetivas, valorizar e preservar a memória e a cultura da cidade, enaltecendo seu patrimônio artístico-cultural, as tradições, o povo e suas histórias, muitas vezes esquecidas ou, até mesmo, invisibilizadas. 

Durante o período de exposição, será oferecida uma visita mediada por Geysiane, em que a escritora contará sobre o processo de realização da exposição. Clique aqui para se inscrever.

Sobre a idealizadora do projeto 

Geysiane Andrade é escritora mineira, nascida em Piracema e radicada em Belo Horizonte. É mestra e doutoranda em Escrita Criativa pela PUCRS, publicitária e especialista em Processos Criativos em Palavra e Imagem. Possui poemas, contos, ensaios e outros trabalhos publicados em revistas e antologias. É uma das organizadoras dos livros Não escrevo porque (EDIPUCRS, 2021), Escrita Criativa – Antologia Cinco PUCRS (Bestiário, 2021), Escrita Criativa – Antologia Seis PUCRS (Bestiário, 2022) e autora do livro infantojuvenil Bia e Leo em: se essa praça fosse minha (Ideação, 2023).

Serviço  

  • O quê: Exposição Deságua: paisagens poéticas de Piracema
  • Quando: de 04/03 a 22/03
  • Horário: Aberta para visitação de segunda a sexta, das 7h35 às 22h35, e sábados, das 9h às 14h40
  • Onde: Saguão da Biblioteca Central da PUCRS – Prédio 16
Compartilhe