Primeira edição acontece no dia 22 de novembro das 8h30 às 10h, no auditório no Auditório HP do Tecnopuc
Promovido pela Rede Alumni, Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), Instituto de Mama do RS (IMAMA) e The Medulloblastoma Initiative, o Conexões de Valor: iniciativas de impacto terá sua primeira edição no mês de novembro. Aberto ao público, o painel ocorre no dia 22, das 8h30 às 10h, no auditório no Auditório HP do Tecnopuc (prédio 97A) e nele serão debatidos os cases de atuação dos organizadores: IMAMA, reconhecido pelos seus 30 anos de impacto, The Medulloblastoma Initiative, instituição que atua desde 2021 buscando recursos para pesquisas sobre o câncer cerebral mais comum em crianças, e Tecnopuc, que neste ano completou 20 anos.
O projeto tem como objetivo sensibilizar cientistas, acadêmicos, empresários e a sociedade em geral sobre a real possibilidade de iniciativas pessoais e institucionais locais impactarem causas globais. O painel também busca incentivar o networking entre os diversos públicos ligados ao meio acadêmico da PUCRS, de forma direta ou indireta. A iniciativa também busca inspirar e estimular os jovens sobre diferentes ideias e oportunidades empreendedoras e inovadoras na área da saúde, além de apresentar a eles ações transformadoras e de grande impacto na sociedade neste segmento.
Instituto da Mama do Rio Grande do Sul atua há 30 anos para apoiar pacientes com câncer de mama. O local também realiza palestras e ações para conscientizar o público e pacientes oncológicos sobre as implicações dessa doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 2020 e 2022, mais de 180 mulheres foram diagnosticadas por dia com a doença e no período de um ano mais de 66 mil casos foram registrados.
Organização fundada por Fernando Goldsztein, se dedica, desde 2021, a pesquisar sobre meduloblastoma, um tumor cerebral mais comum em crianças. A doença é classificada como rara, que por definição, são aquelas que afetam menos de 200.000 pessoas.
Reconhecido como o 4º melhor ecossistema de inovação global na Conferência da Tripla Hélice em Barcelona, o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS completou 20 anos em 2023. Ele representa o ecossistema de inovação da Universidade, atuando de forma colaborativa com diversos parceiros no contexto da Tripla Hélice e também localmente, integrando a Aliança para a Inovação, com o objetivo de transformar o conhecimento gerado e transmitido na Universidade em desenvolvimento para a sociedade. Hoje é composto por mais de 250 organizações e envolve mais de 6.500 pessoas.
A mediação será feita por André Fay, médico oncologista que fez sua residência no Hospital São Lucas da PUCRS e hoje atua como professor na Escola de Medicina. Os convidados são:
Maira Caleffi, presidente do IMAMA e alumna da Escola de Medicina da PUCRS.
Jorge Audy, superintendente de Inovação da PUCRS, gestor do Tecnopuc e alumnus dos cursos de Administração de Empresas e Análise de Sistemas.
Fernando Goldsztein, alumnus do curso de Administração e líder da iniciativa The Medulloblastoma Initiative (MBI).