Ato Criativo | Vitor Ramil e Angélica Freitas

Live acontece no dia 19 de outubro, terça-feira, às 19h, e poderá ser conferida no Facebook da PUCRS Cultura e no canal da PUCRS no YouTube

08/10/2021 - 13h36
Vitor Ramil e Angélica Freitas

Fotos: Marcelo Soares/Bianca de Sá

No dia 19 de outubro, terça-feira, às 19h, o cantor Vitor Ramil e a poeta Angélica Freitas participam de mais um episódio da série Ato Criativo, com mediação do diretor do Instituto de Cultura, Ricardo Barberena. A conversa será transmitida através do perfil PUCRS Cultura no Facebook e do canal da PUCRS no YouTube, onde ficará disponível para acesso posterior. 

Neste episódio da série que busca aproximar o público de pessoas que criam em diversas áreas da cultura, proporcionando espaços de bate-papo com artistas, a conversa será voltada para o álbum e espetáculo Avenida Angelica, projeto de canções inéditas de Vitor Ramil a partir que tem poemas escritos por Angélica Freitas como base.   

Sobre os convidados

Angélica Freitas, nasceu em 1973, em Pelotas, interior do Rio Grande do Sul. A poeta é formada em jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e residiu em São Paulo por alguns anos, onde atuou como repórter no jornal O Estado de S. Paulo. Angélica teve seus primeiros poemas publicados no livro argentino Cuatro poetas recientes del Brasil. Em 2007, a autora assumiu a profissão de escritora e lançou sua primeira coletânea de poemas no livro Rilke Shake. No ano de 2012, publicou sua segunda obra Um útero é do tamanho de um punho que alcançou grande sucesso de crítica, vencendo o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte e tornando a artista um dos principais nomes da poesia contemporânea brasileira. Depois de algumas participações em outros projetos, como o livro “Guadalupe” (2012) e a revista “Modo de Usar & Co”, a poeta retorna oito anos após seu último lançamento com o seu terceiro livro Canções de Atormentar. Em 2019, Angélica estreou o espetáculo de canções inéditas Avenida Angélica, ao lado do poeta Vitor Ramil. 

Vitor Ramil é compositor, letrista, cantor e escritor brasileiro. Ao longo de sua carreira já escreveu mais de dez álbuns como Estrela, Estrela (1981), Tango (1987), Tambong (2000), Foi no mês que vem (duplo – 2013) e Campos Neutrais (2017). Vitor também musicou e gravou poemas de Angélica Freitas, Fernando Pessoa, Emily Dickinson, entre outros. Além disso, suas canções já foram cantadas por intérpretes como Chico César, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Ney Matogroso e Gal Costa. Ramil recebeu dois Prêmios da Música Brasileira: Melhor Cantor Voto Popular por Satolep Sambatown (2008), Melhor Cantor Regional por délibáb (2011) e venceu o Prêmio Açorianos de Música dezoito vezes. Em 2019, estreou Avenida Angélica, espetáculo de canções inéditas compostas a partir de poemas da poeta Angélica Freitas. 

Sobre o mediador

Ricardo Barberena nasceu em Porto Alegre, em 1978. Possui graduação (2000), doutorado (2005) e pós-doutorado (2009) na área de Letras pela UFRGS. É diretor do Instituto de Cultura, coordenador executivo do DELFOS – Espaço de Documentação e Memória Cultural e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Coordena o Grupo de Pesquisa Limiares Comparatistas e Diásporas Disciplinares: Estudo de Paisagens Identitárias na Contemporaneidade e é membro do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC). 

Serviço

Compartilhe