Ato Criativo com Ney Matogrosso

A conversa será sobre o livro Ney Matogrosso – a biografia e acontecerá no dia 24 de agosto, às 19h, em transmissão ao vivo no Facebook e no YouTube

12/08/2021 - 16h02
Ato Criativo com Ney Matogrosso

Foto: Caroline Bittencourt

No dia 24 de agosto, terça-feira, às 19h, o cantor Ney Matogrosso participará da série Ato Criativo, na ocasião, falará de sua trajetória pessoal, recentemente lançada em biografia. O bate-papo será realizado com mediação do professor e diretor do Instituto de Cultura, Ricardo Barberena, e será transmitido ao vivo através do perfil PUCRS Cultura no Facebook e do canal da PUCRS no YouTube, onde ficará disponível para acesso posterior.

A série Ato Criativo tem como objetivo aproximar o público de pessoas que criam em diversas áreas da cultura, proporcionando espaços de bate-papo com artistas. Nesse episódio, a conversa será sobre o livro Ney Matogrosso – a biografia.

Sobre o convidado

Ney de Souza Pereira, mais conhecido como Ney Matogrosso, é um cantor, compositor, dançarino, ator e diretor brasileiro. Foi integrante da banda Secos & Molhados (1973-1974), ao lado de João Ricardo e Gérson Conrad. Após o término do trio, Ney deu início a sua carreira solo com o disco Água do Céu – Pássaro (1975). Ao longo de sua carreira, já interpretou inúmeros artistas como Chico Buarque, Cartola, Rita Lee e Tom Jobim. É considerado pela revista Rolling Stone como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos e, pela mesma revista, trigésimo primeiro maior artista brasileiro de todos os tempos. Possui 35 álbuns gravados ao longo de sua carreira. Em 2015, ganhou o 26º Prêmio da Música Brasileira nas categorias Melhor Cantor de Pop/rock/reggae/hip-hop/funk e Melhor Álbum do mesmo gênero.

Sobre o mediador

Ricardo Barberena nasceu em Porto Alegre, em 1978. Possui graduação (2000), doutorado (2005) e pós-doutorado (2009) na área de Letras pela UFRGS. É Diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, Coordenador Executivo do DELFOS/Espaço de Documentação e Memória Cultural e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Coordena o Grupo de Pesquisa Limiares Comparatistas e Diásporas Disciplinares: Estudo de Paisagens Identitárias na Contemporaneidade e é membro do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC).

• O que: Ato criativo com Ney Matogrosso
  • Quando: 24 de agosto