Ato Criativo, com Luiz Fernando Guimarães

Evento da PUCRS Cultura acontece no dia 9 de setembro, às 21h, e será transmitido ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube

03/09/2021 - 13h40
Ato Criativo, Luiz Fernando Guimaraes

Foto: Rodrigo Lopes

No dia 9 de setembro, quinta-feira, às 21h, o ator e humorista Luiz Fernando Guimarães será o convidado da PUCRS Cultura na série Ato Criativo, que tem como objetivo aproximas o público de pessoas que criam em diversas áreas da cultura. Neste episódio, a conversa será voltada para a carreira de Luiz, que contará sobre seus personagens e suas atuações em séries, novelas, filmes e peças de teatro. Com mediação de Ricardo Barbarena, a conversa será transmitida através do perfil PUCRS Cultura, no Facebook, e do canal da PUCRS, no YouTube – onde fica disponível para acesso posterior.

Sobre o convidado

Luiz Fernando Guimarães é ator e humorista brasileiro. Nasceu no Rio de Janeiro, em 1949. Começou a atuar em peças teatrais na década de 1970, com O Inspetor Geral, de Nikolai Gogol, integrando na época o grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone. Sua estreia no cinema foi em 1976, em O Ibrahim do Subúrbio. Na televisão, o ator participou de novelas, seriados, minisséries e programas diversos, entre eles: TV Pirata (1988 – 1990), Uga Uga (2000), Os Normais (2001), Minha Vida Nada Mole (2006 – 2007), Cordel Encantado (2011), A Grande Família (2012) e muitos outros.  Em 2000, Luiz Fernando inaugurou em Niterói uma oficina teatral que leva seu nome, o projeto promoveu peças como Fica Comigo Esta NoiteCastiçais e 5x Comédia. Junto disso, o ator também se destacou no cinema, em papeis em filmes como: O Que É Isso Companheiro? (1997), Os Normais – O filme (2003) e Se Puder Dirija (2013).  Em 2004, ganhou o Prêmio Qualidade Brasil como melhor ator teatral no gênero comédia por sua atuação em O Caso da Rua ao Lado. O ator tem ainda incontáveis peças e é um recordista em prêmios e indicações pelos seus muitos trabalhos no cinema, teatro e televisão.

Sobre o mediador

Ricardo Barberena nasceu em Porto Alegre, em 1978. Possui graduação (2000), doutorado (2005) e pós-doutorado (2009) na área de Letras pela UFRGS. É Diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, Coordenador Executivo do DELFOS/Espaço de Documentação e Memória Cultural e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Coordena o Grupo de Pesquisa Limiares Comparatistas e Diásporas Disciplinares: Estudo de Paisagens Identitárias na Contemporaneidade e é membro do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC).