Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Ato Criativo | Escrever a vida real

Evento online acontece no dia 29 de setembro, às 18h, e será transmitido pelo Facebook do PUCRS Cultura e pelo YouTube da PUCRS

02/09/2020 - 15h41
ato criativo, Daniela Arbex, Chico Felitti

Fotos: Divulgação

No dia 29 de setembro, terça-feira, às 18h, o Instituto de Cultura da PUCRS promove um bate-papo com Daniela Arbex e Chico Felitti sobre a criação na escrita de biografias e relatos jornalísticos e os desafios de lidar com vida real de maneira literária. Com mediação do jornalista Fred Linardi, a conversa é transmitida através do perfil PUCRS Cultura no Facebook e do canal da PUCRS no YouTube – onde fica disponível para acesso posterior.

O evento faz parte da série Ato Criativo, que tem como objetivo aproximar o público de pessoas que criam em diversas áreas da cultura, proporcionando espaços de bate-papo com criadores. Nessa edição, a conversa é mediada pelo jornalista e escritor Fred Linardi.

Sobre os convidados

Daniela Arbex é réporter. Autora do best-seller Holocausto brasileiro, reconhecido como Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor Livro-Reportagem no prêmio Jabuti (2014). O livro foi ainda adaptado para documentário pela HBO. Em 2015, lançou Cova 312, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Livro-Reportagem (2016). É seu também Todo dia a mesma noite, livro de 2018 que narra a história não contada da boate Kiss. Daniela foi eleita a melhor repórter investigativa do Brasil em 2020 pelo Troféu Mulher Imprensa e tem ainda outros 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles três prêmios Esso e o americano Knight International Journalism Award. Foi repórter especial do Jornal Tribuna de Minas por 23 anos e atualmente dedica-se à literatura.

Chico Felitti é repórter. Ganhou os prêmios de jornalismo Comunique-se (2018) e Petrobrás de (2019) e fez mestrado em escrita criativa na Universidade Columbia, em Nova York. A Casa é seu terceiro livro, depois da biografia de Elke Maravilha e de Ricardo & Vânia, a história de vida de um artista de rua de São Paulo pejorativamente conhecido como Fofão da Augusta.

Sobre o mediador

Fred Linardi é escritor e jornalista. Especialista em jornalismo literário pela ABJL e doutorando em Escrita Criativa pela PUCRS. Ministra oficinas de escrita criativa de não ficção e foi contemplado com premiações como o Prêmio de Literatura Cidade de Manaus, o Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães e o Concurso de Contos Paulo Leminski. Tem contos publicados em antologias, entre elas, Qualquer ontem (Ed. Bestiário), além de livros de narrativas biográficas pela Editora Biografias & Profecias.

Serviço 

Ato Criativo | Escrever a vida real

Compartilhe