Ato Criativo com Carol Bensimon e Cinthia Kriemler

Escritoras falam sobre o bloqueio da criatividade em conversa que acontece no dia 30 de setembro, às18h30min, com transmissão pelo perfil PUCRS Cultura no Facebook e no canal da PUCRS no YouTube

25/09/2020 - 15h03
Ato Criativo

Escritoras Carol Bensimon e Cinthia Kriemler falam sobre bloqueio criativo / Foto: Divulgação

No dia 30 de setembro, quarta-feira, às 18h30min, a PUCRS Cultura promove um bate-papo com as escritoras Carol Bensimon e Cinthia Kriemler. Com mediação do professor da Escola de Humanidades e escritor Cristiano Baldi, a conversa é transmitida através do perfil da PUCRS Cultura no Facebook e do Canal da PUCRS no YouTube – onde fica disponível para acesso posterior.

O evento faz parte da série Ato Criativo, que tem como objetivo aproximar o público de pessoas que criam em diversas áreas da cultura, proporcionando espaços de bate-papo com artistas. Nessa edição, além de conversar sobre bloqueio criativo e técnicas para superá-lo, as convidadas promovem o Concurso Literário Rasuras, com inscrições abertas até 7 de outubro para estudantes de graduação da PUCRS.

Sobre as escritoras

Carol Bensimon é escritora, tradutora e mestre em Escrita Criativa pela PUCRS. Estreou na ficção em 2008 com as narrativas de Pó de parede. Seu primeiro romance, Sinuca embaixo d’água (2009), foi finalista do Prêmio Jabuti e do Prêmio São Paulo de Literatura. Em 2012, integrou a edição Os melhores jovens escritores brasileiros, publicada pela revista inglesa Granta. No ano seguinte, publicou Todos nós adorávamos caubóis. Seu mais recente livro, O Clube dos Jardineiros de Fumaça (2017), venceu o Prêmio Jabuti de Melhor Romance (2018). Seus livros já foram traduzidos nos Estados Unidos, na Espanha e na Argentina. Atualmente, Carol vive em Mendocino, na Califórnia.

Cinthia Kriemler é contista, romancista e poeta. Carioca, mora em Brasília. Autora, pela Editora Patuá, de  O sêmen do rinoceronte branco (Contos, 2020); Tudo que morde pede socorro (Romance, 2019);  Exercício de leitura de mulheres loucas (Poesia, 2018); Todos os abismos convidam para um mergulho (Romance, 2017), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2018; Na escuridão não existe cor-de-rosa (Contos, 2015), semifinalista do Prêmio Oceanos 2016Sob os escombros (Contos, 2014); e Do todo que me cerca (Crônicas, 2012). Organizou a antologia de contos Novena para pecar em paz (Editora Penalux, 2017) e participa de antologias de contos e de poesia. Tem textos e poemas publicados em diversas revistas eletrônicas.

Sobre o mediador

Cristiano Baldi é escritor e professor. Possui doutorado e mestrado em Escrita Criativa pela PUCRS e é professor adjunto na mesma universidade. Foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2018 com o romance Correr com Rinocerontes. Teve adaptações para o teatro pelo grupo paulista Cemitério de Automóveis. Roteirizou Elvis e o Cometa, minissérie para a televisão que ganhou o prêmio FicTV, do Ministério da Cultura. Dirigiu, roteirizou e exerceu funções diversas em curtas-metragens e videoclipes musicais.

Ato Criativo com Carol Bensimon e Cinthia Kriemler