Ateliê PUCRS Cultura: Curso de Iniciação Teatral 

27/06/2022 - 17h59

Aline Helena Elingen e Isaque Conceição / foto: divulgação

 

No dia 17 de agosto, quarta-feira, das 17h às 19h, o Ateliê PUCRS Cultura dá início ao curso de Iniciação Teatral, ministrado por Aline Helena Elingen e Isaque Conceição. O curso será dividido em oito encontros, voltados para preparação e expressão corporal e vocal, criação de personagens e noções básicas de dramaturgia e direção. Os conteúdos serão trabalhados por meio de jogos teatrais e técnicas de atuação que passeiam por diversas correntes estéticas do teatro. Além disso, as aulas serão acompanhadas por material teórico relacionado à prática das habilidades aprendidas ao longo dos encontros.  

O curso será ministrado no novo espaço físico do Ateliê PUCRS Cultura, que fica no térreo do prédio 30, na Escola Politécnica do Campus da PUCRS.  As inscrições já estão abertas e são gratuitas. Além disso, a presença nas aulas confere um certificado de horas complementares de acordo com a carga horária estabelecida. Inscreva-se aqui 

O Ateliê PUCRS Cultura, construído em parceria com a Escola Politécnica, é um espaço novo voltado para a criação artística e para a divulgação cultural no Campus da PUCRS. Desde 2019, oferece cursos e oficinas para estudantes da universidade ou abertos ao público em geral. Você pode conferir a programação completa clicando aqui.   

Sobre os ministrantes 

Aline Helena Elingen é atriz, produtora, pesquisadora, cofundadora do Grupo Teatral Realejo EnCena e bacharela em Artes Cênicas pela UFSC. Desde 2012, já atuou em espetáculos como “Os Dias de Penélope”, “Foplin Fútil ou o Senhor da Moda”, “Fando e Lis” e “O Homem, a Mulher, o Pássaro e a Chave”. Nos dias de hoje, atua nos espetáculos “Livre-se”, “A Grande Máquina” (em montagem) e “Hospital-Bazar” (em montagem). É ilustradora na Editora Palavreado, de Guaíba/RS, e ministrante de cursos e oficinas de Jogos Teatrais e Teatro de Animação. 

Isaque Conceição é diretor teatral, dramaturgo, ator, pesquisador e cofundador do Grupo Teatral Realejo EnCena. É bacharel em Artes Cênicas pela UFSC, formado em Gestão em Artes Circenses pelo IFRS  e pós-graduando em Arte-educação pela Uniasselvi. Desde 2012, já dirigiu espetáculos como “Os Dias de Penélope”, “Mexendo na Morta”, e “Parasitas”.  Atualmente, dirige os espetáculos “Livre-se”, “A Grande Máquina” (em montagem) e “Hospital-Bazar” (em montagem). Ministra oficinas de Jogos Teatrais, Teatro de Animação, Dramaturgia e Encenação. É ex-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Guaíba e membro do Colegiado Setorial de Circo do Rio Grande do Sul. Também é colunista no jornal Repórter Guaibense. 

Serviço 

  • O quê? Curso de Iniciação Teatral  
  • Quando? Quartas-feiras, 17/08 – 24/08 – 31/08 – 14/09 – 21/09 – 28/09 – 05/10 – 19/10 
  • Que horas? Das 17h às 19h 
  • Onde? Ateliê PUCRS Cultura, térreo do Prédio 30 – Campus da PUCRS 
  • Inscrições gratuitas, através do link.
Compartilhe

Informações do evento

Data
17/08/2022 até 28/09/2022
Local
Ateliê PUCRS Cultura, térreo do Prédio 30 – Campus da PUCRS 

Próximos eventos