Arte e Saúde: Epidemias, literatura e narrativas sobre a Medicina

Episódio da série recebe o doutorando em humanidades médicas Áureo Lustosa Guérios no dia 28/10, às 19h30.

14/10/2021 - 12h52
Arte e saúde sobre literatura e medicina

Aureo Guérios/Foto: divulgação

No dia 28 de outubro, quinta-feira, às 19h30, acontece mais uma live da série Arte e Saúde, uma iniciativa da PUCRS Cultura em conjunto com a Escola de Medicina que tem como objetivo proporcionar encontros mensais com personalidades para um bate-papo. O convidado na ocasião será Áureo Lustosa Guérios, que abordará o tema Epidemias, literatura e narrativas sobre a Medicina. A transmissão ao vivo da conversa, que conta com mediação de Ivan Antonello e Luiza Xavier, poderá ser acompanhada através do perfil da PUCRS Cultura no Facebook ou no canal da PUCRS no YouTube, onde fica disponível para acesso posterior.

Sobre o convidado

Áureo Lustosa Guérios é doutorando em Humanidades Médicas na Universidade de Pádua, na Itália, onde estuda como as epidemias interagem com a história e a arte. Áureo obteve seu mestrado em Cultura Literária Europeia pela Universidade de Bolonha, também na Itália, e é bacharel em Literatura pela Universidade Federal do Paraná. Áureo apresenta o podcast Literatura Viral, um programa sobre literatura, história e epidemias. Além disso, o Doutor também ministra cursos sobre Humanidades Médicas e sobre a História Global da Saúde em parceria com a Academia Médica.

Sobre os mediadores

Dr. Ivan Antonello possui graduação em Medicina pela PUCRS, residência Médica nas áreas de Medicina Interna e Nefrologia Hospital São Lucas da PUCRS, mestrado em Medicina pela UFRGS e doutorado em Medicina pela PUCRS. Ivan tem experiência na área de Medicina e Educação Médica, com ênfase em Nefrologia. Já atuou no conselho da Associação Médica e do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e foi diretor da Faculdade de Medicina da PUCRS (2004-2012). É Avaliador e Conselheiro do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME), sistema reconhecido pela World Federation for Medical Education e professor titular do departamento de Medicina Interna, dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Medicina.

Luiza Xavier é acadêmica da escola de Medicina na PUCRS.