Arte e Saúde | Dr. José Roberto Goldim

Evento acontece no dia 22/4, às 19h30min e será transmitido na página de Facebook da PUCRS Cultura e no canal da PUCRS no Youtube.

12/04/2021 - 08h04
Arte e Saúde com José Roberto Goldim

Foto: divulgação

No dia 22 de abril, quinta-feira, às 19h30min, a PUCRS Cultura promove live com o Dr. José Roberto Goldim. O evento conta com a mediação do professor Dr. Ivan Antonello e da aluna Isabela Bitencourt. A conversa é transmitida através do perfil PUCRS Cultura no Facebook e do Canal da PUCRS no YouTube – onde fica disponível para acesso posterior.

A série Arte e Saúde é uma iniciativa da PUCRS Cultura em conjunto com a Escola de Medicina e de Humanidades da PUCRS e tem como objetivo proporcionar a cada mês encontros com personalidades para uma conversa sobre as relações entre a arte e a saúde.

Sobre o convidado

Dr. José Roberto Goldim é graduado em Ciências Biológicas, mestre em Educação e doutor em Medicina pela UFRGS, com tese sobre adequação do processo de consentimento informado. Biólogo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) desde 1981, atualmente é chefe do Serviço de Bioética do Hospital. Atuou na criação dos Comitês de Ética em Pesquisa do HCPA, da UFRGS e de inúmeras outras instituições hospitalares e de ensino. Auxiliou na implantação do Comitê de Bioética Clínica do Hospital de Aeronáutica de Canoas, do Hospital São Lucas da PUCRS, do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas e do Sistema Tacchini, além de outras instituições hospitalares. É professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica do HCPA. É professor da Faculdade de Medicina da UFRGS, da Escola de Medicina da PUCRS e dos programas de pós-graduação dessas instituições. É professor colaborador do curso de Medicina da Unidade da Beira Interior, em Portugal, e foi professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Aconselhamento Genético da Universidade do Porto, em Portugal. Publicou mais 220 artigos em periódicos científicos e 85 livros ou capítulos de livros no Brasil e no exterior. Coordena um Grupo de Pesquisa cadastrado junto ao CNPq desde 1998, com uma linha de pesquisa sobre Bioética e Complexidade. Desde 2004, é o pesquisador responsável pelo Laboratório de Pesquisa em Bioética e Ética na Ciência do Centro de Pesquisa Experimental do HCPA. Atuou como consultor na área de Bioética junto ao Ministério da Saúde, Ministério da Justiça, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação e da FAPERGS. Recebeu, em 2017, o prêmio internacional Fritz Jahr pela pesquisa e promoção da Bioética europeia (Fritz JAhr International Award for Research and Promotion of European Bioethics). É Research Fellow da Universidade de Zurich/Suíça na Digital Society Iniciative, desde 2020.

Sobre os mediadores:

Dr. Ivan Antonello possui graduação em Medicina pela PUCRS, residência Médica nas áreas de Medicina Interna e Nefrologia Hospital São Lucas da PUCRS, mestrado em Medicina pela UFRGS e doutorado em Medicina pela PUCRS. Ivan tem experiência na área de Medicina e Educação Médica, com ênfase em Nefrologia. Já atuou no conselho da Associação Médica e do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e foi diretor da Faculdade de Medicina da PUCRS (2004-2012). É Avaliador e Conselheiro do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME), sistema reconhecido pela World Federation for Medical Education e professor titular do departamento de Medicina Interna, dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Medicina.

Isabela Bitencourt é acadêmica do 5º semestre de Medicina na PUCRS, Bolsista de Iniciação Científica do Projeto Integrado de Internacionalização Medicina e Letras da Universidade e Presidente da Liga Acadêmica de Medicina Narrativa e História da Medicina.

• O quê? Arte e Saúde – Dr. José Roberto Goldim
  • Quando? 22 de abril
  • Que horas? às 19h30
  • Onde? Canal da PUCRS no YouTube e Facebook PUCRS Cultura.