10 anos das aceleradoras Ágil e Inclusiva

Aceleradoras são fruto de uma iniciativa entre a PUCRS e a Thoughtworks. Evento comemorativo acontece no dia 1 de dezembro, às 17h

29/11/2021 - 13h38

10 anos aceleradoras Ágil e InclusivaEm comemoração aos dez anos das aceleradoras Ágil e Inclusiva, será realizado um evento no dia 1 de dezembro, às 17h, com transmissão ao vivo no canal do YouTube da PUCRS. Essas organizações são frutos de uma iniciativa entre a Thoughtworks e a PUCRS, que visava desenvolver o relacionamento universidade-empresa com os princípios de inovação e desenvolvimento alinhados com o impacto social. Atualmente, as aceleradoras são apoiadas pelo Farol Hub Social do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e contam com a parceria da Globo e do Sicredi.

Sobre as aceleradoras

A Aceleradora Ágil surgiu com o objetivo de ensinar os primeiros passos em metodologias e programação ágeis a jovens e acelerar o processo de inclusão de grupos sociais mais vulneráveis. Já a Aceleradora Inclusiva nasceu como um desdobramento do primeira e, além de ensinar os primeiros passos em metodologias e programação ágeis a jovens, busca acelerar o processo de inclusão de grupos sociais mais vulneráveis no mercado da tecnologia. Dentre os principais resultados dos programas se destacam a empregabilidade dos seus egressos, a inclusão de grupos diversos no mercado da tecnologia e o desenvolvimento de inúmeros projetos de pesquisa e desenvolvimento.

As aceleradoras oferecem programas de ensino na área da tecnologia, nos quais as pessoas estudantes têm a oportunidade de aprender sobre programação, design de experiências, testes de usabilidade, entre outros. Além disso, elas recebem incentivo financeiro, suporte nos equipamentos necessários para o aprendizado e, quando necessário, apoio psicológico e social com vistas ao seu pleno desenvolvimento. E tudo isso vem acompanhado pela atuação de times oriundos das empresas, alunos e professores da PUCRS que, coletivamente, planejam, executam e avaliam as atividades a serem desenvolvidas, gerando aprendizagens significativas para todas as pessoas envolvidas com o Programa.

• O que: evento comemorativo aos dez anos das aceleradoras Ágil e Inclusiva
  • Quando: 1 de dezembro