Mesa-redonda discute o uso sustentável da pecuária no Bioma Pampa

Ação acontece em 17 de dezembro, data considerada o Dia do Pampa

29/11/2019 - 11h22

bioma pampa, evento, consema, mesa redonda, reserva legal, appNo dia 17 de dezembro, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) promove a mesa-redonda Bioma Pampa: discutindo a pecuária como uso sustentável em Reserva Legal e APP. O evento tem como objetivo discutir a resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) nº 360/2017, que estabelece diretrizes ambientais para a prática da atividade pastoril sustentável sobre remanescentes de vegetação nativa campestre em Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal no Bioma Pampa. A atividade acontece das 14h às 18h, no auditório térreo do prédio 50 (Escola de Negócios) da PUCRS.

O debate é voltado para estudantes, pesquisadores e professores de áreas relacionadas ao meio ambiente, como Biologia, Agronomia, Geografia e Direito, bem como produtores rurais, entidades representativas e demais interessados em legislação ambiental. O evento será dividido em dois momentos. A primeira parte conta com as apresentações do diretor do Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Diego Melo Pereira; do professor Carlos Nabinger, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e do professor Pedro Abreu Ferreira, da PUCRS.

No segundo momento, uma mesa-redonda contará com a participação do promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, Alexandre Sikinowski Saltz; e da superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Rio Grande do Sul, Claudia Pereira da Costa, além dos apresentadores da primeira etapa. O debate será mediado pelo professor Nelson Ferreira Fontoura, diretor do IMA.

O evento é gratuito e terá certificação para os participantes. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link. Outras informações estão disponíveis no site do IMA e na página do evento no Facebook.