Estudo sobre impacto da violência nos adolescentes é reconhecido internacionalmente

A pesquisa está na revista Developmental Science e foi conduzida pelo pesquisador Augusto Buchweitz

01/02/2019 - 10h57
Imagem adolescente triste

Foto: Piaxabay / sasint

Os impactos da violência no aprendizado e no desenvolvimento do cérebro de jovens brasileiros. Este é o conteúdo da pesquisa conduzida por Augusto Buchweitz, professor da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS e pesquisador Instituto do Cérebro do RS (InsCer), e equipe, que faz parte do projeto VIVA – Vida e Violência na Adolescência. É a primeira vez que um estudo de neuroimagem analisa como a violência afeta o cérebro de adolescentes latino-americanos. Essa pesquisa foi publicada na revista científica internacional Developmental Science.

Para entender os impactos associados com a violência no funcionamento do cérebro de adolescentes, foram feitos convites e triagens em escolas em Porto Alegre, algumas das quais se situam em bairros com os maiores índices de violência e vulnerabilidade. Aplicou-se o Questionário de Vitimização de Adolescentes (JVQ – Juvenile Victimization Questionnaire, na sigla em inglês) e selecionaram-se estudantes para participarem das etapas seguintes do projeto no InsCer. Na Instituição, obtiveram-se amostras de cabelo, para medir o nível de cortisol (hormônio do estresse). Também foram realizados exames de ressonância magnética funcional em uma tarefa que investiga a percepção social: pares de olhos são mostrados durante o exame, e os adolescentes tinham de decidir o estado mental daquela pessoa na foto (feliz, triste e cansada).  Os resultados obtidos indicam que:

• As áreas que envolvem a percepção e a cognição social estão menos ativadas em associação com uma maior exposição à violência. Estas regiões incluem o giro fusiforme e sulco temporal superior, ambos no hemisfério direito.
  • Ao mesmo tempo, a conectividade da amígdala (também conhecida como o “centro do medo” no cérebro) com este giro fusiforme direito, foi maior em associação com a exposição à violência. Ou seja, a mesma região que mostrou menos ativação em adolescentes mais expostos à violência, também estava se comunicando mais com a amígdala nestes mesmos adolescentes.
  • Os resultados mostraram ainda uma associação entre exposição à violência e maiores níveis de cortisol, que sugerem maior nível de estresse.

A adolescência é um período da vida em que se está extremamente suscetível ao meio. O estudo sugere que a violência pode estar afetando a cognição social dos adolescentes. “Cognição social envolve várias sub-habilidades importantes para a convivência, como a empatia. O que o estudo sugere é que as redes neurais que fazem esta percepção social estão menos ativadas nos adolescentes mais expostos à violência”, afirma Buchweitz.

“Não se pode dizer se isso vai ter efeitos futuros, mas estudos mostram que este tipo de funcionamento atípico pode aumentar o risco para transtornos de humor, por exemplo”, complementa o pesquisador.