Estudar no Exterior durante a graduação: entenda como funciona a Mobilidade Acadêmica da PUCRS

O programa permite que alunos morem fora por um ou dois semestres sem precisar interromper os estudos

13/02/2023 - 11h35

Foto: Unsplash

Estudar no exterior é o seu sonho? Sabia que ao escolher cursar a sua graduação na PUCRS você tem a oportunidade de cursar um semestre em uma universidade estrangeira e internacionalizar a sua experiência acadêmica? Entenda como funciona o Programa de Mobilidade Acadêmica  da PUCRS. 

Como funciona o Programa de Mobilidade Acadêmica? 

Viver uma nova cultura, praticar um segundo idioma, fazer amigos de várias partes do mundo, ampliar o conhecimento na área que você escolheu. Tudo isso é possível sem  precisar trancar o curso ou interromper com os estudos. A PUCRS oferece aos alunos o programa de Mobilidade Acadêmica, através do qual estudantes de todos os cursos de graduação podem estudar em uma universidade parceira no Exterior ao longo de um ou dois semestres. 

A Universidade possui convênio de colaboração com uma vasta gama de universidades em praticamente todas as regiões do mundo. No total, são cerca de 100 instituições parceiras internacionais, que estão localizadas em mais de 20 países diferentes na América Latina, Europa, América do Norte e Ásia. As vagas para o programa são divulgadas através de um edital de pré-seleção que é lançado pelo Escritório de Cooperação Internacional no início de cada semestre. 

Cada edital traz a lista de universidades e países com vagas disponíveis para o próximo semestre. Ou seja, se você tem interesse em fazer seu intercâmbio acadêmico, organize-se para não perder os prazos e fique atento para a publicação dos editais.  

Por que estudar no exterior na graduação? 

Com um mercado profissional cada vez mais competitivo, ter experiências internacionais no currículo pode ajudar o/a profissional a se destacar em processos seletivos. Além disso, cursar parte da graduação no exterior permite que o/a aluno/a desenvolva uma série de habilidades comportamentais muito valorizadas pelo mercado, como comunicação, adaptabilidade, liderança, inteligência emocional, resolução de problemas, entre muitas outras. 

Carolina Repenning, estudante de História da PUCRS, escolheu a França como destino para a Mobilidade Acadêmica/ Foto: Arquivo pessoal

Outra vantagem de estudar no exterior durante a graduação na PUCRS é realizar uma experiência de intercâmbio sem precisar pagar matrícula ou mensalidade na instituição educativa de destino. Na prática, o/a aluno/a tem a obrigação de seguir em dia com as mensalidades regulares do curso no qual está matriculado durante o período fora do país – sem precisar arcar com gastos adicionais ou em moedas estrangeiras. Mas é preciso planejamento financeiro, pois a acomodação, deslocamento, alimentação, material didático e demais custos de vida ficam por conta do estudante. 

Por fim, cursar parte da sua graduação fora do país permite desenvolver a fluência em um segundo idioma, característica essencial para viver em uma sociedade cada vez mais conectada. 

Leia também: 

Requisitos para participar 

Os requisitos para participar do programa de Mobilidade Acadêmica são: 

  • Ter pelo menos 18 anos 
  • Estar matriculado em curso de graduação da PUCRS 
  • Permanecer matriculado/a no mesmo curso durante todo o período do intercâmbio 
  • Ter cursado no mínimo 15% e no máximo 80% do curso no momento da candidatura 
  • Possuir Coeficiente de Rendimento igual ou superior a 7,0 
  • Não ter reprovado em mais de 3 disciplinas 
  • Ser brasileiro/a ou ter nacionalidade brasileira 
  • Ter fluência no idioma conforme as exigências da instituição de destino 

*Os requisitos podem sofrer alterações sem aviso prévio. Consulte o edital vigente.

Quero estudar no exterior

Conheça também: 


Leia Mais Veja todas