Estudar a biodiversidade é atuar na preservação da vida e do meio ambiente

Mestrado e doutorado em Ecologia e Evolução da Biodiversidade fornecem conhecimentos fundamentais para a conservação dos ecossistemas

05/07/2022 - 16h26
Ecologia e Evolução da Biodiversidade, onça-pintada, meio ambiente

Onça-pintada (Panthera onca) está entre as espécies vulneráveis de extinção devido as alterações ambientais causadas pela humanidade / Foto: iStock

Nos últimos anos, estudos vêm apontando a preocupante diminuição da biodiversidade mundial. Uma pesquisa internacional realizada sobre o tema, publicada em 2016 na revista Science, alertou que a perda da biodiversidade ultrapassou o “limite seguro” em 58% da superfície terrestre. A supressão da fauna e da flora tem impactos não só no meio ambiente, como também na saúde da humanidade. 

Neste momento em que o planeta enfrenta uma crise de extinção em massa (com perda acelerada de espécies e ecossistemas inteiros), causada por ações humanas que precisam ser revertidas e/ou mitigadas urgentemente, é crítica a necessidade de mais estudos sobre a biodiversidade, pois é isso que embasa toda a tomada de decisão neste contexto”, destaca o professor Eduardo Eizirikcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade (PPG-EEB), da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS. 

Eizirik ainda ressalta que o cenário brasileiro é um exemplo preocupante da extinção de espécies. “A perda de biodiversidade e de ecossistemas é um problema muito sério no País, vide o que estamos presenciando no momento com relação ao desmatamento e queimadas na Amazônia, no Pantanal e no Cerrado, mas também incluindo os demais biomas. Temos uma gigantesca biodiversidade e grande parte dela é ainda desconhecida (muitas das nossas espécies não foram sequer descritas para a ciência). Por isso, a destruição acelerada dos nossos ambientes está causando a extinção de várias espécies que ainda nem foram descobertas pela humanidade”, alerta o professor. 

Pesquisas promovem a conscientização e a prevenção 

Segundo Eizirik, a pandemia do novo coronavírus evidenciou os problemas causados pela interação humana descontrolada e destrutiva com os ambientes naturais do planeta. “Esta pandemia teve origem a partir de um mamífero silvestre capturado e manipulado para consumo humano sem os cuidados sanitários adequados, e sem preocupação de sustentabilidade desta atividade de caça”, aponta o professor. 

Ele ainda destaca a importância das pesquisas científicas para conscientização da sociedade e prevenção de novas pandemias. “É fundamental que sejam intensificados os esforços para educar a humanidade sobre a compreensão da biodiversidade. Caso mantivermos comportamentos atuais, é provável o surgimento de outras pandemias, desse nível ou até piores”, avalia.

Conhecimento interdisciplinar e internacional 

estudantes, aula, interação

Estudantes de mestrado e doutorado adquirem conhecimento interdisciplinar com possibilidades de internacionalização / Foto: iStock

O PPG-EEB possui como área de concentração a Ecologia e Evolução da Biodiversidade e desenvolve estudos nas linhas de pesquisa Ecologia AplicadaEcologia e Conservação, e Sistemática e Evolução. Estudantes de mestrado e doutorado podem realizar estudos que envolvem a descoberta, descrição e caracterização de espécies, as relações ecológicas entre si e com o ambiente, além de ameaças à sua sobrevivência. Os projetos de pesquisa podem se enquadrar em áreas como ecologia, história evolutiva, genética, genômica, morfologia, paleontologia, fisiologia, comportamento e biologia da conservação, e focam em diversos grupos de animais, plantas e microrganismos. 

“Na PUCRS temos um PPG que integra as diversas áreas das ciências da biodiversidade, incluindo disciplinas formativas, seminários e outras atividades inovadoras que preparam o pós-graduando para uma visão interdisciplinar, o que é cada vez mais a realidade no mundo atual”, comenta Eizirik. 

Além de laboratórios avançados, o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade conta com docentes altamente qualificados, vinculados a redes internacionais de pesquisa. A internacionalização dos estudos viabiliza aos estudantes visitas e estágios em laboratórios de ponta de diversos países, bem como a interação com alunos/as do exterior dentro da PUCRSfavorecendo a construção de uma experiência acadêmica de excelência. 

Devido a atratividade do PPG-EEB, mais de 20% dos mestrandos e doutorandos matriculados no Programa nos últimos anos são provenientes de vários países da América Latina, Ásia e Europa. Com nota 5 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o PPG-EEB está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado até o dia 11 de julho.

Ingresse ainda em 2022


Leia Mais Veja todas