Estudantes propõem o uso da tecnologia como ferramenta de conexão e desenvolvimento

Desafio Prosperidade compartilhada destacou projetos com propostas de impacto social positivo

29/10/2020 - 17h25
maratona de inovação pucrss,maratona de inovação,desafio,inovação,idear,tecnopuc

Foto: Pexels

A Maratona de Inovação de 2020 convidou alunos e alunas de todos os cursos para construir soluções interdisciplinares na temática de desafios sobre Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis. Ao todo o evento online reuniu mais de 250 estudantes das sete Escolas da PUCRS 

A MIP 2020 dividiu os desafios em eixos temáticos, sendo eles: Saúde e qualidade de vida; Espaço e Sustentabilidade; Sociedade conectada; e Prosperidade compartilhada.  

Projetos focados no desenvolvimento social 

O desafio Prosperidade compartilhada teve três equipes como destaque: Free CyclingFenix e 3W2U. Todos os projetos foram focados em desenvolver soluções comunitárias e que, de alguma forma, beneficiassem o coletivo. Para Vinicius Da Rosa Soares, aluno do curso de Ciências Econômicas da Escola de Negócios e integrante da equipe 3w2u, participar da MIP 2020 foi uma experiência diferente. “O que mais me chamou a atenção foi a oportunidade de fazer networking com outras áreas do conhecimento e poder usar essa diversidade para resolver um problema real”, aponta. 

Complementandoo professor da Escola de Negócios e representante do Idear na banca avaliadora do desafio Prosperidade Compartilhada, Vicente Henrique Bastos Zanella acrescenta: “Participar das bancas do MIP me surpreendeu positivamente avaliar boas propostas apresentadas por alunos de cursos diferentes que estiveram trabalhando juntos pela primeira vez”.  

Do ponto de vista de Frederike Monika Budiner Mette, professora e Agente de Inovação da Escola de Negócios, a MIP 2020 foi um desafio. Segundo ela, foi uma edição de muitos pontos altos e elogios, com destaque por ser a primeira Maratona de Inovação com interação entre todas as escolas da PUCRS, gerando um maior engajamento e relacionamento entre os alunos envolvidos“A aproximação entre o Idear, Escolas e Tecnopuc só gera benefícios à toda comunidade da PUCRS, sendo resultado da comunicação entre todos agentes do nosso ecossistema, conclui. 

Conheça os alunos das equipes de destaque do Desafio Prosperidade Compartilhada: 

  • Free Cycling: plataforma de empréstimo de bicicletas para promover o transporte de forma sustentável e gratuita. 

Integrantes: 

Alice Isabela Fernandes de Souza – Escola de Negócios  

Bruna Ramalho Abbatepaulo Escola de Negócios 

Júlia Alves Oteiro de Oliveira – Escola de Negócios 

Isabela Alves Araujo Escola de Negócios 

Jonny Anderson Kielbovicz – Escola de Medicina 

Camila Ospina Ayala Escola de Medicina 

Daise Jamila da Costa Ribeiro – Escola Politécnica 

  • Fenix: plataforma de conexão entre especialistas em finanças e empreendedores jovens de baixa renda. 

Integrantes: 

Olívia Juliana Alves Medeiros – Escola de Ciências da Saúde e da Vida 

Vergilio Misael Angoleri Graciano – Escola de Direito 

Vitória Ottato Rodrigues – Escola de Humanidades 

  • 3W2U: desenvolvimento de um telecentro focado em acesso a internet para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o principal objetivo de projeto é proporcionar acesso e inclusão. 

Integrantes: 

Leonardo Niederauer Cabral  Escola Politécnica  

Vinicius Da Rosa Soares– Escola Politécnica 

Pedro Suplicy Davis – Escola de Negócios 

Rafael Barbosa Bolognesi – Escola de Negócios 

Sobre o Idear e o Tecnopuc  

O Idear incentiva a atitude empreendedora interdisciplinar e a inovação com impacto positivo na sociedade por meio da formação de pessoas que proponham soluções que possam mudar o mundo.   

O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) estimula a pesquisa e a inovação por meio de uma ação simultânea entre academia, instituições privadas e governo. Ambos organizaram a MIP 2020. 


Leia Mais Veja todas