Estudantes, profissionais e comunidade unidos pelo social

Empresas foram criadas durante o evento Startup Weekend Comunidades

Por: Redação Ascom

04/10/2016 - 17h16

Startup Weekend Comunidades Porto AlegreOs projetos de negócios Cesta Viva Orgânicos e Mídia di Vila conquistaram o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, no Startup Weekend Comunidades Porto Alegre. O evento, promovido pela PUCRS, pelo Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS), ocorreu no último mês. O objetivo foi proporcionar a estudantes da Universidade, profissionais do mercado e moradores do bairro Mario Quintana, na Zona Norte de Porto Alegre, três dias de imersão no universo empreendedor para pensar em ideias de negócio que solucionem problemas da comunidade. O terceiro lugar ficou com o projeto Protepek, formado por estudantes da Escola Municipal Timbaúva. Eles criaram um produto que reveste telhas Brasilit com caixas de leite.

O próximo passo para os vencedores é começar a trabalhar junto com a Incubadora Social da PUCRS, onde serão integrados ao ecossistema de empreendedorismo da Universidade. Além disso, os idealizadores dos projetos ganharão uma mentoria individual da Escola Clinton, de São Paulo. Nesta mentoria, cada indivíduo será avaliado por uma pesquisa detalhada, e poderá conhecer melhor o seu quociente empreendedor e seus pontos fortes (relacional, inovador, funcional, analítico, etc). Assim, cada um perceberá de que maneira pode agregar mais ao negócio desenvolvido no Startup Weekend Comunidades. O objetivo é avaliar o coletivo, mas respeitar e desenvolver as individualidades.

Cesta Viva Orgânicos

O Cesta Viva Orgânicos é uma aceleradora de produtores urbanos formada por estudantes, profissionais, pelo professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS Guilherme Takeda e por uma moradora da comunidade. A estudante de Engenharia de Produção da UFRGS Bruna Grandi explica que a equipe levantou quatro problemas para solucionar com o projeto: falta de renda dos moradores, má alimentação, falta de espaço e desconhecimento de técnicas de plantio. Após um levantamento de que existem 2,5 mil terrenos vazios na região e de que cerca de 30% da população (12 mil pessoas) vive com menos de um salário mínimo, a ideia começou a tomar forma. Eles decidiram que a primeira iniciativa da aceleradora seria conseguir um terreno com aproximadamente 10 mil m² em desuso e dividi-lo em lotes de 10m². O objetivo é que moradores do bairro aluguem do proprietário os lotes para o cultivo de produtos orgânicos.

Funciona como um ciclo: o que será produzido por eles servirá tanto para a própria alimentação quanto para a venda do excedente, gerando renda para os produtores. Assim, três questões destacadas inicialmente serão solucionadas: falta de renda, de espaço e má alimentação. Para o último ponto, desconhecimento de técnicas de plantio, o grupo de empreendedores quer ser uma ponte de contato entre a comunidade e profissionais de fora do bairro que possam capacitar os moradores nesse modelo sustentável financeiramente. Bruna ressalta que o Cesta Viva Orgânicos tem como objetivo transformar e mostrar que o empreendedorismo também é uma possibilidade de renda. Marjorie Jonsson, administradora formada e integrante da equipe, complementa: “nós queremos que a comunidade tenha autonomia”.

Mídia di Vila

O Mídia di Vila é uma plataforma online web que mostra tudo o que acontece no bairro Mario Quintana. Idealizada inteiramente por moradores da comunidade, a plataforma, com rádio, notícias e agenda de eventos, quer ser uma referência para a população da região. Mario Marques, analista de sistemas e um dos criadores, aponta que o propósito é unir os moradores. Outro objetivo é mostrar o que acontece de bom na região. “Nós seremos totalmente plurais e horizontais. Queremos que o bairro crie uma identidade própria”, esclarece.

Ele também salienta que no início existia apenas o viés social. “Nunca nos preocupamos em ganhar dinheiro com isso. Depois do evento, nosso lado empreendedor abriu totalmente”. Rayssa Fontoura, professora de dança e integrante da plataforma, revela que, antes, a equipe via apenas uma pedra. “Agora, conseguimos enxergar um tesouro, sem deixar o social de lado”, afirma a professora. Mario reitera que o Mídia di Vila quer ser algo que vem da comunidade e é para a comunidade.

Integrantes do Cesta Viva Orgânicos

• Mateus Costa Priebe – estudante de Administração da PUCRS
  • Vitor Nejelischi – aluno de Engenharia Mecânica da PUCRS
  • Guilherme Takeda – paisagista e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS