Estudantes de Ensino Médio participam de programa de Iniciação Científica

Jovens atuam em pesquisas da Universidade

28/01/2016 - 15h15
Alunos em atividade da Pré-Graduação

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

Vivenciar o mundo da pesquisa acadêmica e aprender com profissionais de diferentes áreas são oportunidades oferecidas a quem participa do Programa de Iniciação Científica Junior (IC Junior)da PUCRS. Por meio do projeto, estudantes do 2º ano do Ensino Médio de colégios da Capital participam da rotina de grupos e laboratórios de pesquisa da PUCRS. O IC Júnior ocorre desde 2013 e por ele já passaram 64 alunos.

O primeiro passo trilhado pelos estudantes é a participação noPrograma de Pré-Graduação da PUCRS (Pré-Grad), que proporciona a imersão na vida universitária. Após, os jovens passam por uma seleção para participar do IC Júnior. De acordo com a professora da Faculdade de Psicologia, integrante da equipe de Programas Especiais da Universidade (CPE) Rita Petrarca, ao serem selecionados, os estudantes dão um passo enorme na carreira profissional, que ainda está por começar. “A sensação é de que passamos a fazer a diferença tanto na vida pessoal quanto na formação acadêmica deles”, afirma.

A principal proposta do IC Júnior é a integração entre os conhecimentos e a descoberta de que se pode escolher não somente uma profissão, mas uma área de conhecimento. Rita lembra que o desempenho dos alunos se torna visível, pois saem com um perfil de estudante universitário. “Aqui eles aprendem a fazer uma revisão bibliográfica, a procurar artigos em base de dados, a vivenciar as etapas de uma pesquisa entre outros conhecimentos próprios de um pesquisador. Além disso, convivem semanalmente com professores, mestrandos, doutorandos e até pesquisadores de outros países”, comenta.

Na última edição, dos 47 alunos participantes do Pré-Grad, 29 puderam atuar em grupos de pesquisa. Segundo a professora, as áreas mais procuradas são as da saúde, em primeiro lugar; das humanas, como Filosofia e Comunicação Social e Psicologia; além das Engenharias. Um dos destaques no ano de 2015 foi o Centro de Microgravidade – PUCRS (MicroG). Aléxia Engel, 16 anos, aluna do Colégio Marista Rosário, descobriu lá o gosto pela pesquisa e a vontade de seguir estudando e trabalhando na área das Biológicas. “A minha escolha profissional se encaixa muito bem na área de pesquisa do Laboratório. Aqui tive experiências maravilhosas e adquiri conhecimentos inimagináveis”, comenta a estudante.

Aléxia conta que todas suas expectativas foram superadas. Durante a passagem pela Universidade pôde conhecer e atuar em conjunto com um professor da University of South Florida, o indiano Yashwant Pathak. Segundo ela, foi gratificante e bastante incentivador. “Com Pathak pude colocar meu inglês em prática e conhecer de perto o trabalho de alguém que já atua no ramo da pesquisa e que sabe muito sobre os assuntos de meu interesse”, afirmou. A aluna, orientada pela professora da Faculdade de Farmácia e integrante do Micro G Marlise Araújo dos Santos, auxiliou no desenvolvimento da pesquisa Influência da Hipergravidade Simulada no Crescimento Vegetal.

O contato com a realidade de uma universidade prepara um aluno diferenciado para o mundo de trabalho. Quem participa do IC Junior tem acesso às possibilidades que o conhecimento científico fornece antes mesmo de ingressar na vida acadêmica. Imaginamos que todos eles façam uma escolha profissional mais consciente, pois já tiveram a experiência prática. O aluno de ensino médio passa a saber o que determinada área de conhecimento demanda e o que ele pode fazer lá dentro. Eles aprendem a postura que se deve ter para inserção no mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente, buscando profissionais autônomos e flexíveis” – Rita Petrarca, professora da Faculdade de Psicologia e integrante da Coordenadoria de Programas Especiais da PUCRS (CPE).

Processo de seleção

Para ingressar no IC Júnior, o aluno deve obrigatoriamente ter participado no primeiro semestre do ano (março a julho) do Pré-Grad e passar por um processo de seleção, que envolve a análise de desempenho deles durante o Programa. As escolas também estão envolvidas no processo e devem enviar uma carta de recomendação, explicando os motivos pelos quais indicam o aluno, além de encaminharem o histórico escolar do mesmo. Já o estudante deve enviar à PUCRS uma carta motivacional e delimitar 3 áreas de interesse, dentre as quais uma será escolhida pela equipe do IC.

A bolsa de iniciação científica é oferecida pela PUCRS, em parceria com a Província Marista, e ocorre por 10 h semanais, durante um semestre (de agosto a dezembro). A escola que tiver interesse em indicar um aluno pode fazer contato pelo telefone (51) 3353-4558 ou pelo e-mail [email protected]. O IC Junior é desenvolvido em parceria pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (Propesq) e a Pró-Reitoria Acadêmica (Proacad).

Trabalho final

Ao final da bolsa os alunos participam de um Seminário Interno de Avaliação Científica Júnior/Pré-Grad e apresentam suas conclusões em formato de pôster. Divididos por áreas, são instigados a mostrar suas pesquisas e a defender seus trabalhos a professores convidados. Durante a cerimônia de encerramento, realizada para confraternização e entrega de prêmios, eles recebem um certificado de conclusão. Participam professores da PUCRS e das escolas participantes e os familiares dos alunos. Além disso, eles são convidados para participar como ouvintes do Salão de Iniciação Científica da PUCRS.