18/06/2021 - 18h46
Mais perto do abraço: estudantes de Enfermagem vacinam familiares que trabalham na PUCRS - Três amigas puderam aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos pais que trabalham na Universidade e integram o grupo prioritário de trabalhadores da educação

As três estudantes de Enfermagem e amigas / Foto: Reprodução

Em meio à emoção da vacinação de profissionais da área da educação contra a Covid-19, surge a esperança de poder voltar a abraçar e ver de perto as pessoas queridas novamente. Três alunas do curso de Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde e da Vida puderam vacinar familiares no Hall da Biblioteca Central Irmão José Otão. A imunização teve início nesta semana na Universidade e terá continuidade na próxima segunda-feira, 21 de junho.

As colegas de curso e amigas Brenda Pereira, Giullia Poersch e Jennifer Lipert compartilharam na última segunda-feira, 14 de junho, o momento aguardado há mais de um ano: aplicaram a primeira dose do imunizante na mãe, no pai e no padrasto, respectivamente.

Para Giullia, que vacinou o pai no dia que seria o aniversário da sua mãe, que faleceu quando ela ainda era criança, a oportunidade foi gratificante, “principalmente em meio à uma pandemia que tirou vários familiares de tantas pessoas”. O pai, Adriano Poersch, trabalha como vigilante há oito anos na PUCRS e conta que a formação acadêmica da filha na Universidade é um sonho desde sempre:

“É uma satisfação estar aqui vendo que ela anda a passos largos. Após a grande emoção do nascimento de um filho as maiores emoções vêm a ser no que eles se tornam, as surpresas do dia a dia. Naquele dia nada estava dando certo, uma fila que não terminava mais e eu atrasado para o trabalho. Do nada ela aparece e me diz que era para eu esperar, pois ela ia me vacinar. Aí já fiquei emocionado e veio a vontade de chorar. Me senti especial, me senti muito seguro, pois era a minha menina que ia cuidar de mim”.

Aluna Brenda e a mãe Carla Pereira / Foto: Reprodução

Carla Pereira, mãe de Brenda, também é vigilante na PUCRS e destacou o orgulho que sente da filha ao vê-la atuando na linha de frente e ajudando outras pessoas na profissão que escolheu:

“Naquele dia me passou um filme na cabeça. Quando ela tinha 11 anos de idade e a gente descobriu que ela tinha Diabetes Tipo 1, eu aplicava insulina nela quatro vezes ao dia. Agora, aos 20 anos, é como se ela estivesse retribuindo, cuidando, zelando pela minha saúde, com o mesmo sentimento de risco de vida que eu tinha com ela aplicando as insulinas. Ela estar participando neste momento tão importante de imunização, de esperança, de um futuro, representa um marco histórico na nossa vida, um orgulho por ela estar se dedicando tanto aos estudos e tendo a certeza da importância que representa a profissão que escolheu”.

Carla conta ainda que, desde que iniciou o trabalho na vigilância da PUCRS, em 2008, sua vida mudou. Com o subsídio que a Universidade oferece aos colaboradores e familiares para os estudos, ela se formou em Direito e agora a sua filha está cursando Enfermagem.

Em um momento em que muitos sentimentos afloraram, por lembrar que o seu avô faleceu no Natal de 2020 por causa do coronavírus, Jennifer também imunizou Maurício Lipert, o padrasto, que ela considera pai.

Aluna Jennifer e o padrasto Maurício Lipert / Foto: Reprodução

“É linda demais a profissão que ela escolheu, ainda mais em meio a uma pandemia mundial. Decidiu ajudar as pessoas se doando e acreditando em um futuro melhor para todos. É uma guerreira, meu orgulho. O subsídio e incentivo que a Universidade oferece para os estudos é imprescindível. A PUCRS pensa no futuro dos seus profissionais e familiares. Eu só tenho a agradecer pela oportunidade, aqui me sinto em casa e acolhido, pois temos uma estrutura imensa à disposição e eu sigo atuando para que ela possa concluir o curso e ter um bom futuro”, relata.

Um Hall cheio de simbolismos e esperança

A produção das vacinas contra o coronavírus foi realizada em tempo recorde. Esse feito só foi possível graças ao esforço global de cientistas e do conhecimento prévio com outras variações anteriores da SARS-CoV.

Em uma feliz coincidência, a aplicação do imunizante foi realizada no Hall de um espaço que simboliza a ciência, a pesquisa e a importância do ensino em todos os âmbitos para a sociedade: a Biblioteca. No mesmo saguão que abrigou tantas exposições e foi passagem de grandes nomes do mundo acadêmico, a teoria de anos de estudos se encontrou com a prática para salvar vidas.

Atuação na imunização contra a Covid-19

Aluna Giullia e o pai Adriano Poersch / Foto: Reprodução

Desde o começo da pandemia a PUCRS tem trabalhado em diferentes frentes de combate ao coronavírus. Seja por meio da produção e doação de acessórios de proteção ou no desenvolvimento de novos testes para a identificação do vírus, assim como a atuação em campo, com o apoio de estudantes e docentes.

Confira essas e outras ações promovidas pela Universidade para a contenção do vírus:

Fique por dentro das atualizações sobre o tema no site do coronavírus.