Estudantes da PUCRS vencem competição mundial com protótipo que auxilia manobra de desengasgo

Premiação aconteceu na conferência ISCAS 2023, principal conferência da IEEE Circuits and Systems Society (CASS), em Monterrey, na Califórnia, nos Estados Unidos

25/05/2023 - 16h30

Da esq. p/ dir.: Prof. Ricardo Reis (UFRGS), Lucas Dutra Luza, Prof. Rafael Garibotti (PUCRS), Vitor Balbinot Zanini, Prof. Fernando Moraes (PUCRS) e Bernardo de Freitas Farinon. / Foto: Divulgação

Os estudantes Vitor Balbinot Zanini, Lucas Dutra Luza e Bernardo de Freitas Farinon do curso de Engenharia de Computação da Escola Politécnica da PUCRS venceram a etapa internacional do Student Design Competition, promovido pela IEEE Circuits and Systems Society (CASS), enfrentado os campeões da América do Norte; Europa e África; e Ásia e Oceania.  Ao longo de 2022, os estudantes, junto aos colegas Vinicius Rocha Miranda Souza e Rijckard Vizzenzo Rommel, desenvolveram o projeto para participar desta competição, na qual estudantes de graduação devem criar projetos de circuitos e sistemas para solucionar problemas da vida real.

O projeto desenvolvido pelos três estudantes foi baseado na Lei Lucas (13722/18), criada depois que uma criança morreu engasgada em um passeio escolar e que prevê a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos públicos e privados de educação básica e de recreação infantil.

“A lei ainda é pouco aplicada no Brasil e não se verifica sua aplicação por órgãos reguladores. O nosso projeto veio com o intuito de criar um protótipo de circuito elétrico de baixo custo para auxiliar uma pessoa leiga a realizar a manobra de Heimlich (mais popularmente conhecida como manobra de desengasgo)”, explica o professor Rafael Garibotti, um dos orientadores do projeto.

Com um total de três fases, a primeira foi realizada em dezembro de 2022 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde os alunos apresentaram uma demonstração do protótipo para uma banca. Após aprovados, seguiram para a segunda fase, onde representaram o Rio Grande do Sul com a produção de um artigo e de um vídeo apresentando o projeto e sua aplicabilidade. No conteúdo, a professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS e enfermeira Ana Figueiredo demonstrou como a manobra de Heimlich é aplicada tradicionalmente.

Confira aqui: CASS Student Design Competition – PUCRS Team