Estudantes conhecem profissões na prática

Open Campus ocorre nestas quinta e sexta-feira

Por: Redação Ascom

15/09/2016 - 18h02

As atividades do Open Campus PUCRS 2016 começaram na manhã desta quinta-feira, 15 de setembro. Milhares de estudantes do Ensino Médio visitaram o campus e participaram de oficinas promovidas pelos cursos de Graduação da Universidade. Os gramados da PUCRS transformaram-se em área de convivência, cercada por puffs para descanso e foodtrucks para alimentação. Uma parede de escalada também foi atração para os futuros universitários. Após a recepção, os visitantes foram guiados até as oficinas em que se matricularam previamente.

Uma das atividades foi promovida pelo curso de História da Escola de Humanidades. No Laboratório de Arqueologia do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS (MCT), os alunos foram recepcionados pelo doutorando em Arqueologia, Filipi Pompeu, que destacou a importância dos programas de iniciação científica e incentivo à pesquisa da Universidade. Pompeu explicou aos alunos as diferenças entre história e arqueologia e mostrou peças de cerâmica indígena armazenadas no laboratório. Em seguida, os estudantes foram guiados até a Coleção de Arqueologia do MCT, local que abriga um acervo de 2,5 milhões de peças estudadas.

Os alunos que visitaram a Faculdade de Química (Faqui) conheceram a estrutura do curso e interagiram com os equipamentos do Laboratório de Química Geral e Inorgânica. Alunos da Faqui e participantes do Programa de Educação Tutorial da Química (PET-Química) realizaram experimentos como o Prego que Sangra, o Vulcão, o Relógio de Iodo e a Varinha do Harry Potter, que recebe o nome lúdico porque transforma um tubo de vidro em um bastão em chamas.

Os futuros universitários também lotaram o auditório do Laboratório de Ciência e Arte dos Alimentos da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUCRS. Sob a coordenação da professora Maria Rita Cuervo, alunos da Faculdade prepararam um risoto de funghi com alho poró enquanto respondiam as dúvidas dos visitantes sobre o dia a dia do curso e a busca por estágios. O tour encerrou-se com aplausos e a degustação do prato preparado.

Já o curso de Ciência e Inovação em Alimentos da Faculdade de Química recebeu os visitantes com a oficina Mão na Massa: a Profissão do Futuro Criando com Ciência o Futuro dos Alimentos. Todas as atividades foram realizadas tendo como base o chocolate. No Laboratório de Química Industrial, os alunos degustaram o alimento e foram questionados sobre suas percepções sensoriais. Na máquina de ensaios mecânicos, eles puderam testar como o chocolate reage a estímulos de pressão e compressão.

As atividades do Open Campus PUCRS 2016 encerram nesta sexta-feira, 16 de setembro. As oficinas buscam esclarecer dúvidas quanto à escolha profissional e as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.