Estágio: porta de entrada para o mercado de trabalho

PUCRS Carreiras realizou a contratação de mais de 5 mil estagiários em 2020

05/02/2021 - 10h37
Denys ministra palestra no PUCRS Carreiras

Foto: Amanda Ferronato | Assessoria de Comunicação PUCRS Carreiras

O ano de 2020 foi um ano muito desafiador para o mercado de trabalho e, consequentemente, para a promoção da empregabilidade. Houve uma onda de demissões, interrupções de contratos e até mesmo foram observadas empresas que precisaram fechar as portas em razão da pandemia.

Na contramão do cenário predominante no país, o PUCRS Carreiras contou com 1925 vagas divulgadas em seu portal e um número expressivo de estagiários e estagiárias foi contratado nesse período: Cerca de 15 contratos por dia foram assinados em 2020 por dia, somando um total de 5.532 e, dentre eles, 5.066 estudantes da PUCRS. Esses números tendem a crescer pois, no momento, há mais de 130 vagas de estágio e efetivas divulgadas no portal.

Ananda Arruda, estudante do curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, faz parte desses números. Ela foi contratada como estagiária pelo PUCRS Carreiras em novembro do ano passado e relata que a motivação para buscar uma oportunidade foi a necessidade de colocar em prática os conhecimentos recebidos em sala de aula. Em suas palavras, “os estágios me possibilitaram conhecer áreas que eu não daria chances após formada, fazendo com que eu mantenha em aberto um leque de opções de trabalho, e contribuindo para que eu seja uma pessoa mais realizada”.

Já Denys Mello, durante seu estágio no PUCRS Carreiras, foi aprovado para uma vaga efetiva como psicólogo, como relata “o estágio me desenvolveu não só tecnicamente, mas nas minhas soft skills, me senti muito mais pronto em assumir uma posição efetiva”.

Como se destacar no mercado de trabalho

Além da realização dos processos seletivos, o PUCRS Carreiras também auxiliou os alunos e alumni PUCRS na preparação para sua inserção no mercado de trabalho por meio de oficinas sobre Currículo, LinkedIn e Entrevista. Ao todo, foram 49 oficinas que contaram com 1.380 participantes .

Há, ainda, outras atividades desenvolvidas pelo PUCRS Carreiras que visam a inserção de estudantes no mercado de trabalho, como o serviço de consultoria de carreira, que todos os alunos da Universidade têm a possibilidade de receber gratuitamente. É por isso que a consultora do PUCRS Carreiras, Bruna Lira, que trabalha na área de recrutamento e seleção de funcionários, trouxe algumas dicas para quem está tentando conquistar o primeiro estágio:

Jovem trabalhando

Foto: Pexels

1) Buscar cursos de aperfeiçoamento e extensão para melhorar a formação acadêmica e profissional;
2) Ficar ligado em sites de vagas e redes sociais que oferecem diversas oportunidades;
3) Ter um currículo com as informações necessárias, mas claro e sucinto – incluindo a definição de um objetivo. Exemplo: estagiar na indústria, entre outros.
4) Fazer networtking para ter relacionamento com profissionais e colegas da área que se estuda ou quer atuar;
5) Buscar o autoconhecimento como maneira de instrumentalizar a trajetória profissional.

Bruna ainda afirma que a prática de estágio é importante pois costuma ser a primeira inserção no mercado de trabalho e, nela, estudantes têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais. Além disso, ressalta que é um espaço para realizar testes e conhecer possíveis áreas de atuação