Esportes de raquetes geram bem-estar e estimulam diferentes habilidades

Modalidades de Tênis e Beach Tennis são oferecidas na Escola de Esportes de Raquetes, no Parque Esportivo da PUCRS

19/09/2022 - 15h00
esportes de raquetes

Fernanda Ens / Foto: Rafael Oliveira

Proporcionando a aprendizagem, a prática esportiva e o desenvolvimento de habilidades motoras, a Escola de Esportes de Raquetes é uma das cinco escolas do Parque Esportivo da PUCRS e uma ótima opção para quem busca melhorar seu bem-estar físico e mental. Considerado um esporte completo, o tênis pode ser praticado em diversas modalidades que trazem benefícios como disciplina, concentração, coordenação e o raciocínio rápido.  

De acordo com a gestora esportiva Fernanda Ens, responsável pela iniciativa, o tênis ajuda a desenvolver a tática, por exigir tomadas de decisão rápidas e assertivas, além de trabalhar fortemente as habilidades e capacidades físicas do praticante.  

“Hoje sabemos da contribuição do tênis para a saúde mental de todos que praticam, pois o/a jogador/a aprende a lidar melhor com suas emoções, tornando-se forte mentalmente e com pensamentos mais positivos, contribuindo diretamente para a autoestima, autoconfiança, melhora do foco, disciplina e bem-estar”, destaca Fernanda. 

A Escola de Esporte de Raquetes oferece duas modalidades: Tênis e Beach Tennis. As atividades podem ser feitas em dupla ou grupo, estimulando a interação e a troca de experiências de forma dinâmica. “Temos praticantes a partir dos três anos e outros com quase 70. O/a aluno/a pode ser iniciante, que nunca teve contato com a prática, ou alguém que já está avançado e busca o aumento de performance. Toda essa diversidade é muito rica para o desenvolvimento esportivo”, ressalta a empresária. 

Tênis X Beach Tennis: qual a diferença? 

O tênis é realizado em quadras rápidas – assim como as bolas utilizadas, que devem quicar no chão durante o jogo – e pode ser disputado individualmente ou em duplas. A quadra de tênis do Parque Esportivo é feita de um material chamado “quadra de lisonda”, formada por várias camadas sobrepostas.  

Já o beach tennis é praticado em quadra de areia, que é menor do que a de tênis, com raquete e bolas mais lentas. As bolas nesta modalidade não quicam, ao contrário do tênis: o jogo é realizado no ar, através de uma rede com altura de 1,70m. O jogo pode ser disputado de forma individual ou em duplas, sendo uma atividade intensa e alto gasto calórico.  

Incentivo ao esporte desde cedo  

Foto: Divulgação Fernanda Ens de Esportes de Raquetes

Um dos diferenciais da Esportes de Raquetes são as aulas voltadas para crianças – tênis, a partir dos três anos e beach tennis a partir dos seis. Atividades físicas, se incentivadas desde a infância, podem trazer inúmeros benefícios às crianças, e posteriormente se aprimoram na vida adulta. 

 “Coordenação motora, foco, concentração, criatividade e imaginação são palavras-chave no desenvolvimento infantil e são trabalhadas nas nossas aulas, atividades, eventos e jogos”, destaca Fernanda. Nas aulas também são ensinados Valores Olímpicos, como excelência, amizade e respeito – a si mesmos, aos outros, ao esporte, ao meio ambiente.  

Além dos benefícios emocionais e psicológicos, há vantagens a nível físico: a prática do esporte ajuda na melhoria da coordenação motora, reflexo, agilidade e flexibilidade. 

“Em uma única partida, trabalhamos o controle motor grosso (por exemplo, as rebatidas) e o controle motor fino (em jogadas precisas, como voleios). A força dos membros inferiores (devido à movimentação em quadra), bem como a agilidade e o equilíbrio. Também vale ressaltar o ganho de massa magra e o fortalecimento do sistema imunológico”, acrescenta. 

Ambiente de excelência fez do Parque Esportivo o lar da Esportes de Raquetes

Fernanda conta que a Esportes de Raquete nasceu a partir do objetivo de criar uma empresa esportiva que atendesse além do tênis seu sonho sempre foi contribuir com o mundo através do esporte, mas para além das quadras.  

O termo Escola de Raquetes surgiu ao apresentar meu projeto de negócios para a parceria com o Parque Esportivo da PUCRS, pois entendemos que toda escola ensina, logo se ensinamos esportes de raquetes, somos uma Escola de Raquetes”, relata. Fernanda ainda destaca como os diferenciais e a estrutura do Parque Esportivo contribuem para a excelência da escola. 

“Aqui temos a melhor estrutura esportiva da América Latina, oferecendo diversos esportes em um só lugar. Ambiente agradável e seguro para toda a família e profissionais capacitados e treinados. Além disso, o Parque conta com empresas esportivas parceiras, que contribuem para o alto desenvolvimento dos serviços oferecidos. É o caso da Escola de Raquetes, que através do Time Fernanda Ens contribui com seu método próprio, o Método EVE, que ensina as pessoas a viver o estilo de vida esportivo com profissionais da educação física, capacitados para atender com excelência aos nossos alunos”. 

Sobre Fernanda Ens 

O tênis entrou na vida da Fernanda aos cinco anos e aos oito ela já queria ser jogadora. Formou-se em Educação Física na PUCRS, onde também realizou Especialização em Gestão Esportiva e MBA em Liderança, Inovação e Gestão. Hoje, além de jogar e ensinar, atua como gestora esportiva. 

AGENDE SUA AULA EXPERIMENTAL


Leia Mais Veja todas