Especialização conecta Agronegócio e Meio Ambiente

Aulas vão abordar aspectos de gestão e impactos da produção

Por: Redação Ascom

13/01/2017 - 09h34
Colheita, Soja, Plantação, Colheitadeira

Foto: charlesricardo / pixabay.com

O novo curso de especialização Agronegócios: Gestão, Inovação e Sustentabilidade, promovido pela Escola de Negócios e pelo Instituto do Meio Ambiente da PUCRS, foi criado para complementar a formação profissional no mercado do agronegócio. O objetivo é que o aluno conheça não só as partes técnicas e econômicas, mas compreenda os impactos da produção no meio ambiente e trabalhe para diminuir os efeitos negativos de modo eficiente e sustentável. As aulas são direcionadas a graduados que tenham interesse na área e queiram entender a relação do tema com a preservação da natureza. As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de abril no site educon.pucrs.br.

A coordenadora, Leticia Hoppe, explica que ele foi criado para suprir a demanda de profissionais que entendam a importância e a responsabilidade do Agronegócio como uma herança para as futuras gerações. “Este legado depende de inovação e de tecnologia, mas também de um cidadão que saiba que a maneira como ele produz, transporta, transforma, embala e descarta seus resíduos impactará no mundo em que vive”, observa. Segundo a professora, o custo da produção sem responsabilidade com o meio ambiente é muito alto para a sociedade, e o objetivo das aulas é conscientizar os profissionais e mostrar que, enquanto a população cresce mundialmente, os recursos estão cada vez mais escassos. “Precisamos estar prontos para enxergar tudo isso e com a mente aberta para tomar decisões conectadas com as necessidades do mundo”, alerta.

Letícia salienta que sustentabilidade é preservar para poder colher, e bons frutos nascem de um plantio responsável. “Todos os elos da cadeira podem e devem contribuir para a sustentabilidade: produtores, indústria e mercado consumidor”, esclarece. As aulas semipresenciais serão práticas e teóricas, e algumas disciplinas serão realizadas em espaços diferenciados de aprendizagem, com a aplicação da metodologia da Sala de Aula Invertida, estimulando o aluno a solucionar problemas de forma colaborativa e inovadora. Os encontros ocorrem quinzenalmente nas sextas-feiras, das 19h às 23h, e nos sábados, das 8h50min às 12h35min e das 13h30min às 17h30min.