Escola de Negócios cria projeto focado em gestão da inovação e transformação digital

O projeto-piloto NAGI Digital visa dar suporte nos temas ao Hospital Divina Providência

18/11/2021 - 11h37
nagi_digital

Apresentação do projeto NAGI Digital / Foto: Divulgação

A Escola de Negócios da PUCRS lançou recentemente o projeto-piloto NAGI Digital, iniciativa que visa entregar um Plano de Gestão da Inovação com foco em Transformação Digital ao Hospital Divina Providência, em Porto Alegre. O projeto acontece em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).

O projeto marca a retomada das atividades do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI) da PUCRS onde a metodologia foi remodelada, aplicando uma lógica contemporânea de transformação digital. A iniciativa é coordenada pelos professores Lucas Roldan e Clécio Araújo, com o apoio das professoras Ionara Rech e Kellen Fraga.

“O projeto tem como objetivo impulsionar as ações do NAGI, que busca dar suporte a organizações de diferentes portes e segmentos, para desenvolver ou melhorar aspectos da gestão da inovação e transformação digital”, comenta Roldan.

Andamento do projeto

No final de outubro, o projeto começou a ser implementado com ações no Tecnopuc e uma visita técnica no Hospital Divina Providência, em que houve a aplicação de um roteiro de pesquisa semiestruturado.

A iniciativa também contou a aplicação do diagnóstico de inovação das empresas Inventta e AEVO, além do diagnóstico do SENAI para a Indústria 4.0, seguido pela top qualitative interview. O projeto ainda teve a realização de um workshop de apresentação, sensibilização de time e mapeamento de potenciais problemas a serem abordados,

“Espera-se que seja criado um modelo de gestão de inovação para instituição, que possa facilitar o desenvolvimento de inovações sistemáticas que impulsionem a transformação digital”, destaca Lucas Roldan.

Sobre o NAGI

O Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação da PUCRS busca promover a qualificação do mercado e de seus profissionais por meio de diagnóstico, capacitação, assessoria empresarial e avaliação de desempenho. O NAGI também foca a pesquisa no tema de inovação e gestão da inovação, envolvendo professores/as, pesquisadores/as e estudantes.

Sua atuação acontece na elaboração de diagnósticos que identificam o estágio em que as organizações se encontram em relação à inovação, oferecendo assessoria e capacitação por meio de visitas, de acompanhamento e de realização de cursos, seminários e workshops sobre temas relacionados à inovação. As atividades são acompanhadas por professores/as, pesquisadores/as e estudantes que investigam a inovação e a gestão da inovação e realizam avaliações de desempenho das organizações.