Escola de meditação da PUCRS forma sua primeira turma de facilitadores

A iniciativa, intitulada Escola Meditatio, faz parte do Projeto de Meditação do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS

19/01/2023 - 11h00
escola de meditação

Foto: Divulgação/ Centro de Pastoral

Recentemente, o Projeto de Meditação do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS celebrou a diplomação da primeira turma de facilitadores da Escola Meditatio. Agora, a Escola conta com novos cinco facilitadores de meditação para contribuir com as atividades de práticas contemplativas oferecidas para a comunidade. 

A ocasião contou com a participação presencial e remota dos facilitadores, além de amigos, professores e funcionários da Universidade. Também estiveram presentes o pró-reitor de Identidade Institucional, Ir. Marcelo Bonhemberger e o líder do projeto de meditação, Malone Rodrigues. Foram diplomados os facilitadores: Genice Ferreira Berwanger (alumna), Rogerio Mongelos (alumnus), Valentino Bohn Debastiani e Mateus Barcelos (graduandos do curso de Psicologia) e Leticia Marconatto (membra da comunidade externa). 

“A Escola Meditatio é um impulso estratégico do Projeto de Meditação da Universidade. Acreditamos que com essa nova fase vamos conseguir oferecer muito mais atividades para a comunidade, criando assim uma cultura do cuidado e da promoção da vida através das práticas contemplativas”, afirma Malone Rodrigues. 

Na solenidade, os/as participantes tiveram a oportunidade de escutar as falas dos facilitadores que, com muita emoção, agradeceram a oportunidade e partilharam a animação em exercer as atividades no próximo ano. Elementos do carisma educativo marista foram lembrados na fala do Ir. Marcelo, que também recordou a gratidão da Universidade para com os facilitadores que aceitaram compartilhar tudo o que vivenciaram no projeto com outros membros da comunidade universitária.  

Sobre a escola 

escola de meditação

Foto: Divulgação/ Centro de Pastoral

A Escola Meditatio foi criada em 2021 com objetivo de capacitar membros da comunidade universitária para atuarem como facilitadores de práticas meditativas na Universidade. A formação é dividida em dois módulos, sendo que o primeiro parte de um eixo teórico e o segundo de um estágio prático de facilitação de práticas de meditação.  

As vagas para participar das turmas da Escola são limitadas. Caso você tenha interesse, é possível se inscrever pelo site do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS. Os inscritos precisam estar vinculados à comunidade universitária e terem participado de forma efetiva em uma das ações oferecidas pelo projeto.  

Projeto de Meditação da PUCRS  

O projeto de meditação nasceu em 2018 e ganhou uma promoção consistente na universidade quando foi inaugurada a primeira Sala de Meditação da universidade no Living 360°. Desde lá, uma nova sala foi inaugurada no TECNOPUC e inúmeras ações foram promovidas pela Pastoral, além de parcerias externas. 

Com o período da pandemia, as ações foram levadas para o ambiente virtual, com conteúdos formativos, como podcast e aulas gravadas, além de práticas conduzidas pelo Zoom. Além de um novo espaço sendo pensado para 2023 e da segunda turma de multiplicadores, pretende-se intensificar a criação de conteúdo multimídia que visam levar as práticas contemplativas a mais membros da comunidade universitária. 


Leia Mais Veja todas