Escola de Direito promove cine debate sobre o sistema penitenciário brasileiro

Eventos com a participação da PUCRS serão transmitidos online pelo YouTube, de 8 a 14 de setembro, sempre às 17h30

04/09/2020 - 15h29
Escola de Direito promove cine debate sobre o sistema penitenciário brasileiro - Eventos da PUCRS serão transmitidos online pelo YouTube, de 8 a 14 de setembro, sempre às 17h30

Foto: Denise Jans/Unsplash

Em parceria com a Falange TV e o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal da PUCRS, a Escola de Direito da PUCRS promove o Cine Debate: o sistema penitenciário brasileiro, de 8 a 14 de setembro, sempre às 17h30, com a exibição do documentário Central, às 15h30, no último dia, pelo YouTube. Para participar, inscreva-se aqui! 

A conversa conduzida pelo professor Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo contará com a participação do diretor Renato Dornelles da diretora Tatiana Sager, do documentário Central; e Dagoberto Costa, aluno de pós-graduação em Ciências Sociais da PUCRS e ex-diretor do Presídio Central de Porto Alegre. 

Confira a programação 

Os encontros abordarão diferentes temas sobre o sistema penitenciário brasileiro. 

  • 8/9 | A tragédia prisional brasileira – Encarceramento
    A série documental Retratos do Cárcere é dividida em 13 episódios independentes, porém interligados pelo tema prisão – as deficiências do sistema penitenciário brasileiro e seus reflexos na vida de personagens reais, na criminalidade organizada e na sociedade.   
  • 9/9 | Um câncer no sistema: da Falange às UPPs – Facções 01
    A precariedade das prisões facilita a perda do controle do sistema pelo Estado favorecendo a criação de facções criminosas. Os grupos surgem em presídios e se expandem para as ruas.   
  • 10/9 | Das prisões para o mundo: a expansão do PCC – Facções 02
    Nos primórdios das facções criminosas, líderes do tráfico eram vistos até como benfeitores e protetores das comunidades. Com o tempo, os grupos foram se renovando e as relações passaram a ser de opressão e muita violência. 
  • 11/9 | O difícil recomeço – Egressos do sistema
    Por fim, a série mostrará as dificuldades de recomeço para quem passou (e sobreviveu) a um período em prisões. As dificuldades de (re) coloração no mercado de trabalho, o preconceito e as constantes propostas de quadrilhas para um retorno ao crime. 
  • 14/9 | Bate-papo de encerramento
    Com Renato Dornelles, Tatiana Sager, Rodrigo Azevedo e Dagoberto Costa. O documentário Central será exibido antes do debate, às 15h30.

Sobre os convidados e convidadas 

  • Renato Dornelles: jornalista, trabalhou 33 anos no Grupo RBS. É autor do livro Falange Gaúcha, sobre o Presídio Central e a história do crime organizado no RS, que serviu como base para o ducumentário Central, do qual também foi diretor.  
  • Tatiana Sagerjornalista formada pela PUCRS, é e produtora e diretora cinematográfica. Dirigiu os longas-metragens Central – o Poder das Facções no Maior Presídio do Brasil (premiado internacionalmente e terceiro documentário mais assistido no cinema brasileiro em 2017), Olha Pra Elas (documentário sobre encarceramento feminino, ainda inédito), entre outros. 
  • Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo: professor dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Criminais e em Ciências Sociais da PUCRS, é líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal (GPESC), membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 
  • Dagoberto Costa: é sociólogo, ex-diretor do Presídio Central de Porto Alegre e aluno dPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS.