Engenheiro de Produção tem empresa com 10 mil usuários

Marcello Sowka é sócio criador do AlfaClub, aplicativo desenvolvido durante projeto de TCC

10/07/2017 - 08h15
Marcello Sowka, AlfaClub, Engenharia de produção, empreendedorismo, Revista PUCRS, aplicativo. Foto: Camila Cunha/PUCRS

Foto: Camila Cunha/PUCRS

Foi em Exeter, a sudoeste de Londres, que Marcello Sowka resolveu empreender. Antes, o então estudante de Engenharia de Produção planejava seguir o que chama de “caminho seguro”: concluir a graduação, entrar em uma empresa e trabalhar lá por toda a vida. Mas as novidades que encontrou na Inglaterra, em 2014, o inspiraram a fazer parte do time de empreendedores que transformam ideias em realidade. Em novembro de 2016, lançou a empresa AlfaClub, que, atualmente, conta com um público de cerca de 10 mil pessoas.

Em seu intercâmbio pelo Ciência Sem Fronteiras, continuou a graduação. Ao voltar ao Brasil, no 9º semestre, deparou-se com o desafio do trabalho de conclusão de curso: a proposta era desenvolver um artigo científico com aplicação prática. Na mesma época, um amigo – hoje seu sócio, Rodrigo Pelaipe – estava desenvolvendo um aplicativo. A ideia não vingou, mas, tendo em mente o projeto do TCC, Sowka sugeriu que algo direcionado aos estudantes fosse feito. O trabalho acompanhou todo o processo de desenvolvimento, o estudo de viabilidade econômica e de riscos do projeto.

Foto: Camila Cunha/PUCRS

A empresa tem como objetivo facilitar o acesso de estudantes a benefícios. Eles podem acessar exclusivamente diversas ofertas de empresas conveniadas com a AlfaClub. Ao efetuar as compras nos locais indicados, o usuário utiliza seu AlfaCode (um registro disponível no app do telefone) para receber o desconto.

O principal diferencial da Carteirinha Virtual AlfaClub é ser totalmente gratuita. Além disso, enquanto a lei vigente de meia-entrada só funciona para eventos culturais, a AlfaClub inclui outros serviços, como academia, lojas de carro, clínicas de vacina e agências de intercâmbio.

Leia a reportagem completa, parte da edição 183 da Revista PUCRS, aqui.