Últimos dias para se inscrever para a Mobilidade Acadêmica com início dos estudos em 2022/1

As vagas são para 33 instituições, localizadas em 12 países. É possível realizar inscrição até o dia 15 de outubro

11/10/2021 - 09h00
edital com vagas, mobilidade acadêmica

Inscreva-se até o dia 15 de outubro!

Já pensou em estudar no exterior? Esse é o último edital dos Acordos Bilaterais para início dos estudos já no próximo semestre! É possível realizar sua inscrição até às 12h desta sexta-feira, dia 15 de outubro. Ele contempla vagas em 33 instituições de ensino localizadas em 12 países diferentes. Nessa modalidade, os/as estudantes ficam isentos de taxas acadêmicas na universidade de destino, sendo necessário manter vínculo com a PUCRS. Além de uma vivência internacional, da prática de um segundo idioma e do contato com novas culturas, é possível aproveitar os créditos cursados no exterior em sua grade regular. 

Os países que participam do programa de mobilidade são Alemanha, Colômbia, Coreia do Sul, Equador, Espanha, França, Israel, Itália, Japão, México, Portugal e Uruguai. As orientações e as exigências para realizar sua inscrição estão disponíveis no site da Mobilidade Acadêmica. 

Não esqueça de conferir o edital antes de se inscrever, ele é importante para saber detalhes sobre o programa de mobilidade e para não esquecer de enviar nenhum documento. 

Confira quais são os requisitos 

  • Estar matriculado em curso de graduação da PUCRS e permanecer matriculado no mínimo em 12 créditos, no mesmo curso, durante todo o período de mobilidade;  
  • Ter cursado no mínimo 15% e no máximo 80% de seu curso no momento da inscrição;  
  • Não ter previsão de formatura para o semestre da mobilidade (2022/1).  
  • Ter coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 e no máximo até 3 reprovações no curso atual (verificar no Atestado do Disciplinas Cursadas);  
  • Ter idade mínima de 18 anos completos até o último dia de inscrições previsto no cronograma do edital; 
  • Ser brasileiro/a ou ter nacionalidade brasileira;  
  • Ter suficiência/proficiência linguística no idioma do país de destino, conforme exigido pela instituição de destino (verificar na lista de vagas). 

Saiba como é essa experiência nas palavras de quem já passou por ela! 

Mike Steyvanne, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS, teve a oportunidade de estudar na Universidade de Lleida, na Espanha, no primeiro semestre de 2021. A experiência foi tão legal que ele estendeu esse período para mais seis meses, ficando, ao todo, um ano no país!  

Além de estudar, ele pôde estagiar e conhecer novas pessoas e conta como foi participar de tudo isso. Para explorar todo esse relato, leia também Novas vivências na Universidade de Lleida, na Espanha. 

Ficou com alguma dúvida sobre a Modalidade Acadêmica? Entre em contato com o Escritório de Cooperação Internacional presencialmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, pelo telefone (51) 3320-3656 ou pelo e-mail [email protected]. 


Leia Mais Veja todas