Editais de mobilidade acadêmica oferecem vagas em 15 países

Edital 2 de Acordos Bilaterais e Programa de Bolsas Ibero-Americanas estão com inscrições abertas

21/08/2019 - 08h23

2018_09_21-programa_mobilidade_academica907x.605 (1)Estão abertas as inscrições de dois novos editais de mobilidade acadêmica para alunos dos cursos de graduação da PUCRS. O Edital 2 de Acordos Bilaterais contempla 130 vagas em 13 países. Já o Programa de Bolsas Ibero-Americanas oferecerá 11 bolsas de estudo para estudantes da Universidade realizarem mobilidade em 8 países. O início das atividades no exterior está previsto para 2020/1.
Entre os requisitos para participar dos processos seletivos estão: estar matriculado em curso de graduação da PUCRS, ter cursado, no mínimo, 15% e, no máximo, 90% de seu curso no momento da inscrição e idade mínima de 18 anos completos até o final do período de inscrições. Todos os requisitos e etapas do processo seletivo estão disponíveis no edital de cada programa.

Edital 2 de Acordos Bilaterais
No Edital 2 de Acordos Bilaterais, estudantes de graduação podem escolher entre as 38 instituições com vagas disponíveis em todas as áreas do conhecimento. Os países contemplados neste edital são: Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, França, Itália, Japão, México, Peru, Portugal e Reino Unido.
Nesta modalidade, o estudante fica isento de mensalidades na universidade de destino, devendo manter vínculo apenas com a PUCRS. Confira a lista de vagas disponíveis para esse programa.

Santander Ibero-Americanas
O Programa de Bolsas Ibero-Americanas 2019 tem o objetivo de contribuir, através do intercâmbio de estudantes de graduação, e incrementar a qualidade da formação dos alunos, o programa oferece subsídios financeiros para auxiliar os estudantes durante o período em mobilidade. Neste ano, a PUCRS recebeu 11 bolsas de estudos, que serão destinadas para vagas em instituições conveniadas em 8 países: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru e Uruguai. A relação de vagas pode ser acessada aqui. Os alunos interessados deverão apresentar a documentação exigida no edital de cada programa no Escritório de Cooperação Internacional (Prédio 1, sala 110). As inscrições do Programa Ibero-Americanas encerram às 12h do dia 27 de agosto de 2019 e do Edital 2 de Acordos Bilaterais às 12h do dia 6 de setembro de 2019.

Dúvidas sobre os editais em andamento podem ser direcionados para o setor de Mobilidade Acadêmica pelo e-mail [email protected], pelo telefone (51) 3320-3660 ou presencialmente de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h