Documentário sobre o Presídio Central é exibido

Debate com produtores ocorre no dia 18 de outubro

Por: Redação Ascom

13/10/2016 - 11h30

Na terça-feira, 18 de outubro, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal da PUCRS promovem a exibição do documentário Central, seguida de uma sessão de debates. O longa retrata a realidade do Presídio Central de Porto Alegre.

Participam a produtora executiva, diretora e roteirista do documentário, Tatiana Sager, e o codiretor e roteirista, Renato Dorneles. O evento é aberto ao público e ocorre no auditório do prédio 32 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), a partir das 15h. A entrada é franca. Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3602.

 

Sobre o documentário:

O documentário premiado internacionalmente é baseado na obra Falange Gaúcha: o Presídio Central e a História do Crime Organizado no RS, de autoria do jornalista Renato Dorneles. No filme, representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público e pesquisadores analisam a situação crítica da prisão, considerada a pior do País pela CPI do Sistema Carcerário, da Câmara dos Deputados, em 2008, e alvo de denúncias de violações dos direitos humanos feitas à Organização dos Estados Americanos (OEA), em 2013. Policiais militares, familiares e, principalmente, presos falam sobre o cotidiano da cadeia, descrevendo graves problemas como a superlotação. Imagens inéditas mostram o interior das galerias, onde os guardas não entram, e os próprios presidiários, organizados em facções, detêm o comando.


Leia Mais Veja todas