Docentes da PUCRS orientarão projetos no Programa Doutor Empreendedor

Iniciativa promovida pela Fapergs, Sebrae e CNPq leva projetos inovadores gerados na universidade para o mercado

25/05/2020 - 15h14
Criatividade, inovação,Programa StartupRS

Foto: fancycrave1/pixabay.com

A professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Betina Blochtein e o professor da Escola de Negócios Vicente Zanella serão orientadores de dois projetos contemplados no Programa Doutor Empreendedor, uma parceria entre a Fapergs, Sebrae/RS e o CNPq. Ao todo foram 20 projetos escolhidos, baseados em ideias inovadoras, empreendimentos potencialmente sustentáveis e que podem levar conhecimento e tecnologias para o mercado, gerados nas universidades e centros de pesquisa.

Processos inovadores

Betina apoiará o intitulado Multiplicação e sustentabilidade de abelhas em centros urbanos por processo inovador em sistemas reprodutivos, coordenado por Charles Fernando dos Santos, bolsista de pós-doutorado na PUCRS. Os dois são sócios na startup Mais Abelhas, localizada no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) Viamão. “Nós desenvolvemos pesquisas com abelhas rainhas e temos trabalhado na multiplicação para produzi-las em larga escala. Esse projeto envolve a inseminação artificial de abelhas e a criação de abelhas rainhas em laboratórios”, conta.

Leia também: Pesquisadora da PUCRS promove a preservação dos agentes polinizadores

Tecnologia e saúde

Zanella está envolvido no projeto Desenvolvimento de novas tecnologias e implementação de plano de negócios para o Aplicativo CardioBreath, criado por Claudia Fetter. O docente da Escola de Negócios atuará no desenvolvimento de um modelo de negócios que permita o aperfeiçoamento do aplicativo, com inserção de novas funcionalidades e o desenvolvimento de um plano de gestão do produto.

A oportunidade de orientar a empresa surgiu a partir de um contato da autora do projeto com a Agência de Projetos da PUCRS, em busca de um professor com conhecimento em desenvolvimento de produtos inovadores para auxílio nas etapas de transformação de seu negócio em um modelo a ser explorado. “O projeto está voltado a disponibilizar, de forma ampla, uma solução voltada à saúde e o bem-estar da população, através de programas personalizados, aulas coletivas, cursos e workshops acessíveis de forma fácil, prática e rápida na palma da mão via aplicativo de celular”, conta Zanella.

Programa Doutor Empreendedor

O programa é destinado a doutores empreendedores, proprietários ou sócios de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte (MPE) para a apresentação de propostas de inovação com a obtenção de apoio financeiro. Objetivo é fomentar projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos ou de processos inovadores, realizados por doutores apoiados por instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICT), públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no Rio Grande do Sul.


Leia Mais Veja todas