Docência em tempos digitais é tema de evento que integra profissionais da PUCRS

Abertura do Seminário de Desenvolvimento Acadêmico aconteceu nesta segunda-feira de forma online e contou com a participação de lideranças da Universidade

01/03/2021 - 13h07

Seminário de Desenvolvimento Acadêmico acontece até terça-feira, dia 2 de marçoNa manhã desta segunda-feira teve início o Seminário de Desenvolvimento Acadêmico, tradicional evento que marca o começo do semestre na Universidade. Com o tema Docência em tempos digitais: competências pedagógicas e tecnológicas para além do ensino remoto, a atividade, que acontece integralmente de forma online, visa promover o desenvolvimento dos professores por meio de conversas, recursos tecnológicos e metodológicos.  

O Seminário também tem o objetivo de integrar e aproximar docentes e técnicos-administrativos na discussão de assuntos relevantes, muitos deles vinculados ao Plano Estratégico 2016-2022 da Universidade. A abertura, voltada para todos os profissionais, teve transmissão pelo canal da PUCRS no YouTube. Estiveram presentes o reitor, Irmão Evilázio Teixeira; o vice-reitor, Irmão Manuir Mentges; a pró-reitora de Graduação e Educação Continuada, professora Adriana Kampff; e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Eduardo Silva. 

O momento foi uma oportunidade de relembrar os desafios enfrentados por toda comunidade acadêmica desde o ano passado, reconhecendo e valorizando o esforço de cada um para que as atividades fossem mantidas, independentemente da modalidade. Em sua fala, o reitor destacou a transformação pela qual a PUCRS passou, considerando que os avanços foram extraordinários e feitos de passos em direção ao futuro. Ir. Evilázio ainda deixou uma mensagem de esperança para 2021 e agradeceu a dedicação de todos: 

“Vamos construir juntos essa perspectiva de futuro, em busca da excelência no ensino, na pesquisa e em todos os serviços que oferecemos. Auguro que o ano de 2021 seja de menos espera e mais esperança, com a vida florescendo em novos encontros”. 

Dando continuidade à abertura, o vice-reitor, Ir. Manuir Mentges, falou sobre as diretrizes estratégicas da Universidade e os projetos do ciclo 2016-2022 que estão sendo finalizados. Ele recordou o que foi feito em 2020 e apresentou perspectivas para este ano, destacando pautas prioritárias, entre as quais está a formação docente: 

“Pessoas fazem a diferença. Nós podemos ter os melhores projetos e as melhores tecnologias. Mas a nossa Universidade é a soma de todos nós. Portanto, este Seminário é uma estratégia muito importante para nosso fortalecimento como professores, técnicos, pesquisadores na atuação da PUCRS”. 

Modelo de ensino foi detalhado 

Os pró-reitores Adriana Kampff e Carlos Eduardo Silva detalharam o modelo de ensino que será adotado no primeiro semestre. Os professores explicaram a dinâmica da graduação, da pós-graduação e da pesquisa na volta às aulas, que acontece de forma remota. Foi destacada ainda a intenção de aumentar a presencialidade quando houver condições sanitárias e a consolidação de um modelo híbrido.  

Na sequência, a professora Adriana convidou a todos para a programação do evento, que conta com painelistas nacionais e internacionais, e foi exibido um vídeo institucional: 

Leia também: Mudança de bandeiras: saiba como fica o funcionamento da PUCRS 

Seminário de Desenvolvimento Acadêmico segue até terça-feira 

O Seminário segue com atividades até esta terça-feira, dia 2 de março. As palestras acontecem todas de forma online, abordando assuntos como envolvimento profissional, recursos digitais e engajamento dos estudantes no ensino remoto, reunindo nomes como o professor Punya Mishra, da Arizona State University, e a professora Sara Dias-Trindade, da Universidade de Coimbra. 

Confira a programação completa.