Diretor do site Vakinha palestra no Startup Garagem

Gratuito, o evento ocorre no dia 26 de agosto no Tecnopuc

22/08/2019 - 17h47
Startup Garagem, Vakinha, vakinha.com.br, tecnopuc

Foto: Divulgação

A sétima edição do Startup Garagem começou com uma novidade: eventos abertos ao público durante os três meses para este Programa de Modelagem de Negócios do Tecnopuc Startups. A próxima palestra  gratuita ocorre no dia 26 de agosto, às 14h, com Flávio Steffens, diretor de relacionamento do vakinha.com.br. O Vakinha é um site para se fazer a tradicional vaquinha (que é uma atividade onde pessoas se juntam dando contribuições para atingir determinado objetivo financeiro) na internet. A palestra acontece no Café Coworking do Tecnopuc (Prédio 97B). As inscrições podem ser feitas neste site.

Em entrevista, Steffens conta um pouco mais sobre a participação no Startup Garagem.

Não é a primeira vez que conversas com o pessoal do Startup Garagem, mas imaginamos que a cada edição a sensação seja diferente. O comportamento dos empreendedores muda a cada ano?

É um evento que eu sempre faço questão de participar, pois me aproxima de novos empreendedores que estão querendo mudar o mundo com suas ideias e projetos. Desde das primeiras edições as quais eu venho participando, eu notei duas mudanças bem interessantes no perfil dos empreendedores: primeiro é que antigamente havia um viés muito técnico, com muitas pessoas vindo de áreas de tecnologia e engenharia. Na última edição, por exemplo, apenas dois grupos tinham este perfil. A grande maioria vinha da área de humanas, o que demonstra que as pessoas já estão começando a enxergar oportunidades de inovação em áreas que antes pareciam “estabelecidas”.

A segunda característica é a quantidade do público feminino, que eu sinto que vem aumentando sucessivamente. Eu fico feliz demais com essa mudança, vendo que cada vez mais a mulher está assumindo um protagonismo também no aspecto empreendedor. Vários bons projetos, inclusive alguns que já estão rodando no mercado, vieram de mulheres que participaram do Startup Garagem

Qual é o conselho que você daria para quem começa agora, só com uma ideia?

O primeiro passo é não ter medo de falar da sua ideia para o máximo de pessoas que você puder. O primeiro instinto do empreendedor é achar que a sua ideia vale milhões e que será copiada por outros. Ao não falar com outras pessoas, o empreendedor deixa de ouvir opiniões relevantes, que vão ajudá-lo a moldar ou repensar sua ideia. Essa dica é fundamental para começar. O segundo conselho é para tirar a ideia do papel e colocá-la no mercado. Existem diversos experimentos (e alguns iremos discutir nos encontros) que vão ajudar a enxergar se aquela ideia tem potencial ou não.

Qual é a principal lição que você aprendeu empreendendo?

Eu aprendi, na prática, a importância de inovar pelo fracasso. Mas como isso é possível, só participando do nosso primeiro encontro no Startup Garagem.


Leia Mais Veja todas