Direito de Família é tema de livro publicado por grupo de estudos da PUCRS

Obra coletiva contou com 17 alunos e diplomados da PUCRS e reflete sobre as mudanças na área durante a pandemia

09/02/2021 - 09h42

Lançamento do livro Direito de Família no Pós-PandemiaCoordenado pelo professor Daniel Ustarroz, o grupo de estudos Temas Atuais de Direito das Família realizou a publicação do livro Direito de Família no Pós-Pandemia: repercussões jurídicas no “novo normal”, o qual reflete sobre os impactos da pandemia na área. Como relata Ustarroz, o projeto surgiu em uma parceria com os pesquisadores Dimitre Soares (PB) e Benigna Teixeira (DF). A obra recebeu uma projeção nacional, contando com a participação de mais de dez docentes e alunos de diferentes estados. Para alguns dos estudantes, foi sua primeira publicação. 

Para comemorar o lançamento do livro, será realizado um congresso virtualcom palestras dos autores dos textos que compõem a obra. A transmissão ocorrerá nos dias 9 e 10 de fevereiro, das 18h30min às 22h, ncanal do YouTube do professor Daniel os vídeos ficarão salvos para serem assistidos posteriormente. 

Laura Oliveira Dorfmann, estudante do nono semestre do curso de Direito da PUCRS, foi uma das alunas que colaboraram na obra. Ela escreveu, junto com três colegas, sobre o Abandono afetivo inverso (quando os filhos abandonam os pais, em especial, idosos), que foi intensificado durante a pandemia de Covid-19, principalmente em razão da população idosa ser grupo de risco. Como explica Laura, “amar é uma faculdade, mas cuidar é uma obrigação jurídica, sendo possível recorrer ao judiciário quando ocorre o abandono, o que muitas pessoas não sabem. Isso está previsto tanto na Constituição Federal quanto no Estatuto do Idoso”.  

A estudante conta que deseja seguir no ramo de Direito de Família e que é muito gratificante poder participar do grupo de estudos e realizar publicações como a do livro, visto que é uma área que gosta e, dessa forma, consegue levar para um rumo que a deixa feliz. “É muito positivo poder ampliar os conhecimentos em áreas de interesse durante a graduação”, relata. 

Antes mesmo da pandemia, o grupo de estudos já contava com 150 participantes e era realizado na modalidade online. Com o início do projeto, novos alunos integraram o grupo. 

O livro foi lançado pela Editora CRV e pode ser adquirido em seu site nas versões digital e impressa. 

Leia também: Graduação em Direito da PUCRS promove o desenvolvimento de competências humanas