Dia de Ação de Graças: motivos para acreditar na missão marista

Nesta quinta-feira, 26, é celebrado o Dia de Ação de Graças, data que nos motiva a fazer uma reflexão sobre todas as experiências do ano e agradecer pela vida

26/11/2020 - 16h01

Nesta quinta-feira, 26/11, celebramos o Dia de Ação de Graças. A data nos motiva a fazer uma reflexão sobre todas as experiências do ano e agradecer pela vida. O desafio de 2020 nos trouxe momentos de incertezas, inseguranças, mas também nos motivou a crescer, a ressignificar nossas práticas cotidianas e a ser presença significativa, mesmo que a distância. 

Como maristas, temos um grande sentimento de gratidão pelo dom da vida, por estarmos unidos em fraternidade e por colaborarmos significativamente com a sociedade nesse momento marcante da história. Poderíamos listar inúmeros exemplos de ações e atividades que refletem como a missão legada por São Marcelino Champagnat esteve presente em nosso cotidiano, porém escolhemos listar os mais recentes, fatos que, durante esse mês de novembro, revelam o quanto temos muitos motivos para acreditar e agradecer à missão marista.  

Amor e cuidado com o próximo

Lançamento da Associação Ir. Norberto Rauch, Reitoria

Entre os membros, o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, passa a presidir a Associação Irmão Norberto Rauch. Foto: Bruno Todeschini

Acreditamos na construção de uma cultura da solidariedade na qual devemos ser sinal de esperança e atuar em prol da dignidade humana. Diversas foram as ações sociais realizadas ao longo do ano que beneficiaram famílias em situação de vulnerabilidade, fortalecendo as relações de cuidado humano. Nessa matéria, é possível conferir algumas das atividades realizadas nos Colégios e Unidades Sociais. 

Além de doações de mantimentos, roupas e materiais de higiene, as ações também contemplaram o cuidado integral, pensando, por exemplo, em formas de colaborar com a formação de adolescentes e jovens que estavam sem acesso aos estudos. O grupo de Voluntariado do Colégio Marista João Paulo, de Brasília (DF), ofereceu aulas de reforço online para estudantes do Centro de Ensino Fundamental 02 (CEF 02), escola da rede pública de ensino. Saiba mais detalhes sobre essa ação aqui. 

Já na Universidade, destacamos a proposta de atuação  da Associação Irmão Norberto Rauch. A entidade, que foi lançada no dia 9/11, terá como objetivo atuar na captação e gestão de recursos via doações de pessoas físicas e jurídicas e promover causas de interesse público, que poderão ser desenvolvidas pela PUCRS por meio de projetos.  

 Na área social, além da campanha Ação Comunidades, que segue beneficiando centenas de famílias, no mês de novembro, celebramos os 19 anos do Centro Social Marista Santa Marta, em Santa Maria (RS). A comemoração foi realizada por meio de uma live solidária que arrecadou doações para a comunidade local.  

Que possamos seguir atuando com protagonismo frente às necessidade e sendo impulsionadores do desenvolvimento de uma sociedade melhor. 

Valorização da educação e da pesquisa

A educação marista tem como base fundamental a formação integral, preparar estudantes e profissionais qualificados que carreguem em suas ações os valores maristas e o comprometimento com o bem comum. Assim como diversos outros setores, a educação também se reinventou. Nossos educadores e educadoras foram capazes de reorganizar o modo de trabalho, as práticas pedagógicas, e fazer pesquisas em tempo recorde. Celebrar ação de graças é valorizar o empenho de todos os nossos profissionais. Uma das formas de reconhecimento veio com a divulgação da pesquisa realizada na Stanford University, nos Estados Unidos, que elenca sete professores da PUCRS na lista dos pesquisadores mais influentes do mundo. Com esse reconhecimento, homenageamos todos os nossos educadores dos diferentes espaços de missão marista que se dedicam constantemente para oferecer uma educação de qualidade. 

O resultado do trabalho de cada educador/a se revela na criatividade e autonomia com que os estudantes, educandos e universitários, assumem suas tarefas e recriam seus próprios percursos de aprendizagem.  

Esse incentivo à pesquisa e à inovação já está presente no currículo marista desde o ensino básico, e tem como objetivo desenvolver projetos que colaborem com a sociedade.  As estudantes do Ensino Médio do Colégio Marista Maria Imaculada, de Canela, foram vencedoras da XII Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Fundamental e Médio da Serra Gaúcha (MOSTRASEG) com o desenvolvimento do Aplicativo Ajuda Amarela – Auxílio para a Depressão. 

Já no Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), a contribuição da pesquisa do cientista Augusto Buchweitz vai gerar um jogo educacional que tem como objetivo auxiliar crianças de quatro a nove anos no processo de alfabetização. O aplicativo foi desenvolvido em parceira com o Ministério da Educação (MEC) e vai estar disponível para download e uso gratuito até o final do mês de novembro. 

Que possamos sempre contribuir na formação de cidadãos comprometidos com a construção de um mundo mais justo e humano.  

Tradição e inovação

Estrutura do InsCer triplicou de tamanho | Foto: Camila Cunha

Esse ano também foi marcado por momentos importantes para a história de nossa instituição. O Colégio Marista Champagnat celebrou o seu centenário de formas inovadoras, trazendo a comemoração desse momento para o ambiente virtual de diferentes formas. Uma delas foi a aula especial realizada com os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, na qual eles puderam conversar com ex-alunos da escola de diferentes épocas. A troca de experiência e vivências sobre a escola resgata a tradição da educação marista que perpassa diferentes gerações. 

Já o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) vai guardar o ano de 2020 na memória institucional como o momento de inovação e ampliação de sua estrutura. No dia 9 de novembro, o InsCer inaugurou a expansão de sua estrutura que irá oferecer mais exames e serviços à população e empresas de todo o País, além de ampliar o desenvolvimento de pesquisa de ponta com foco no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do cérebro.

Que a nossa história institucional esteja sempre alicerçada nos valores maristas legados por São Marcelino Champagnat. 

Escute aqui o Minuto Farol de Esperança sobre o dia de hoje.  

Ser presença transformadora

Acreditamos que ser presença transformadora é desenvolver uma educação integral que também colabora para a promoção da vida e da dignidade humana. Sendo assim, todas as ações realizadas, ao longo dos últimos meses, tiveram como objetivo principal estar a serviço de uma causa extremamente importante e atual: o combate à pandemia da Covid-19. Confira aqui o compilado de ações realizadas pelos nossos empreendimentos.