Dia da Amazônia celebra mais de 50 anos da presença marista no norte do Brasil

Trabalhos envolvem formação de lideranças, inserção em comunidades Indígenas e voluntariado

04/09/2019 - 12h42

dia_da_amazonia,rede_maristaNesta quinta-feira, 5 de setembro, é celebrado o Dia da Amazônia. Há mais de 50 anos os irmãos maristas, ao lado de leigos e leigas (pessoas que não são religiosas, mas se dedicam à obra) se fazem presentes nesse território. Eles percorrem comunidades nativas, regiões ribeirinhas e a imensidão de rios, lagos e florestas amazônicas. A atuação ocorre nas cidades de Boa Vista (RR), Manaus, Tabatinga e Lábrea, no estado do Amazonas; e Cruzeiro do Sul e Rio Gregório, no Acre.

Atualmente, cerca de 20 irmãos, leigos e leigas ​ atuam em escolas conveniadas e estão à frente de projetos que visam a formação de lideranças, inserção em comunidades Indígenas, Pastoral, Animação Vocacional e voluntariado. Conheça mais detalhes sobre a atuação de cada uma das comunidades aqui.

Histórico

Entre as décadas de 1960 e 1970, os irmãos maristas atuavam em toda a costa brasileira, de Belém do Pará até o Rio Grande do Sul. Na época, foram estimuladas atividades que adentrassem o País e iniciassem uma trajetória missionária na Região Amazônica. Em 1972, ocorreu o primeiro encontro dos Bispos da Amazônia, em Santarém (PA). Nesse período, maristas de todo o País iniciaram a sua atuação na região, abrindo comunidades em diferentes localidades. Entre elas, a da capital amazonense.

Muitos irmãos maristas contribuíram para o início dessa missão. Os irmãos Demétrio Herman e Guilherme Bertassi participaram do projeto Memórias Maristas: Histórias de amor de vida e contam os desafios de sair da sua terra natal e assumir um trabalho missionário em terras amazônicas. Clique aqui​ e confira os vídeos.

Saiba mais sobre a história e os projetos acessando o portal da Rede Marista.


Leia Mais Veja todas