Descubra qual das Engenharias mais combina com você

A PUCRS oferece opções de bacharelado em Engenharias de diferentes áreas

30/05/2023 - 15h30
engenharias

O vestibular da PUCRS está com inscrições abertas até o dia 12 de junho. / Foto: Giordano Toldo

As áreas de exatas contam com diferentes possibilidades de atuação e, entre elas, estão as Engenharias, cursos desafiadores que abrem um leque de opções para a sua carreira. Na PUCRS, são ofertadas seis diferentes graduações: Engenharia Civil, de Computação, de Produção, Mecânica, Química e de Energias Renováveis.

Quem deseja cursar Engenharia em uma das melhores universidades do Brasil e reconhecida internacionalmente, pode ingressar na PUCRS por meio da prova do Vestibular 2023 ou com o aproveitamento da sua nota do Enem. Também é possível solicitar Transferência ou Ingresso Diplomado. 

Confira a diferença entre cada uma delas:  

Energias Renováveis: foco em sustentabilidade 

Primeiro curso de graduação presencial em Engenharia de Energias Renováveis no Sul do Brasil, a formação promove o estudo em energias limpas e sustentáveis, com o objetivo contribuir na criação e desenvolvimento de soluções inovadoras e não-poluentes. Os profissionais formados serão capazes de dimensionar, gerir e analisar sistemas de energia em modalidades como hídrica, eólica, solar, bioenergética e de hidrogênio, além de realizar a gestão de energia e de eficiência energética.  

Química: a que transforma o mundo  

Profissionais da Engenharia Química projetam e operam processos industriais de transformação, passando pelo desenvolvimento de novas técnicas para obtenção de matérias-primas e produtos químicos, controle de qualidade, proteção e gerenciamento ambiental, consultorias industriais e controle/automação de processos, dentre outros.  

Leia também: Alunas de Engenharia Química criam pincel de maquiagem para pessoas com Parkinson

Civil: construindo o futuro  

engenharias

Cada curso conta com infinitas possibilidades de carreira e atuação no mercado. / Foto: Giordano Toldo

É a Engenharia Civil que ajuda a construir a história de tantas cidades, estados e do País. Neste curso você vai aprender sobre construção civil, estruturas, fundações e obras de terra, estradas, saneamento e transporte. 

Computação: inovando o amanhã  

O curso de Engenharia de Computação forma estudantes capacitados para o desenvolvimento de sistemas embarcados, projeto de hardware/software, circuitos integrados, segurança de sistemas computacionais, projetos envolvendo Internet das Coisas, além de aplicações de inteligência artificial e robótica. 

Produção: aprimoramento de processos  

Na Engenharia de Produção são abordados assuntos relacionados ao planejamento, programação e controle da produção, gestão de cadeias de suprimentos, organização industrial, modelagem e simulação de processos, sistemas da qualidade, confiabilidade de produtos e processos, gestão de projetos, gestão de custos industriais e ergonomia.  

Mecânica: criando e inovando 

A Engenharia Mecânica trata principalmente de cinco grandes áreas de concentração: materiais, processos de fabricação, projeto mecânico e mecânica computacional; fluido-térmica e energia, automação e controle industrial. 

Ingresse em uma das melhores universidades do Brasil 

Estão abertas as inscrições para o Vestibular da PUCRS. A prova para candidatos e candidatas que desejam ingressar na Universidade no segundo semestre de 2023 acontece no dia 17 de junho. Interessados/as podem se inscrever até o dia 12 de junho pelo site Estude na PUCRSO vestibular será por meio de uma prova de redação online, realizada às 15h do dia 17/6. Outra opção de ingresso para todos os cursos é aproveitar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado entre 2012 e 2022.

Além do reconhecimento pela estrutura disponível e o corpo docente formado por pesquisadores e profissionais destaque em suas áreas de atuação, a PUCRS prioriza a facilidade de acesso aos seus cursos e uma série de condições financeiras como bolsas, créditos educativos e diferentes possibilidades de financiamento. Confira possibilidades de créditos e bolsas de estudo oferecidas.

INGRESSE NA GRADUAÇÃO da pucrs 

 


Leia Mais Veja todas