Desafios na área de saúde são debatidos em visita à Reitoria

Secretário municipal de Saúde de Porto Alegre reforçou a importância do trabalho em conjunto com a Universidade para aprimorar os serviços oferecidos à população

19/02/2021 - 15h50
reitoria, saúde, secretário municipal de saúde

Encontro teve como temas os desafios municipais na área de saúde e as possibilidades de trabalho em conjunto para a implementação de projetos / Foto: Nicole Flores

Nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, o reitor da PUCRS, Irmão Evilázio Teixeira, recebeu a visita do secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, e da vereadora Mônica Leal. Também estiveram presentes o vice-reitor, Irmão Manuir Mentges, o diretor geral do Hospital São Lucas (HSL), Leandro Firme, o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy, e o relações Institucionais da Reitoria, Solimar Amaro.

Durante o encontro, foram abordados os desafios municipais na área de saúde e as possibilidades de trabalho em conjunto para a implementação de projetos. Sparta também destacou os movimentos para ampliar a vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre. No Hospital São Lucas da PUCRS, um dos centros participantes dos estudos para o desenvolvimento da vacina Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, a vacinação teve início no dia 20 de janeiro. Nove dias após o começo da imunização, o HSL atingiu a marca de mil profissionais da saúde que receberam a primeira dose da CoronaVac.

Iniciativa para potencializar a saúde

O Campus da Saúde da PUCRS, lançado em novembro com formato inédito no País – reunindo ensino, pesquisa, inovação e assistência às pessoas – também foi destacado como uma das iniciativas que beneficiam a população de Porto Alegre.

O modelo integrado e multidisciplinar foi pensado para atender o movimento de cuidado integral com a vida e promoção da saúde em todos os sentidos, conectando as atuações do Parque Esportivo, do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), do Centro Clínico, do Centro de Reabilitação, do Hospital São Lucas da PUCRS, das Escolas de Medicina e de Ciências da Saúde e da Vida e de iniciativas de inovação como o BioHub, empreendimento do Tecnopuc que atua na geração de negócios inovadores em ciências da vida.