Aprenda sobre os movimentos migratórios entre Brasil e Portugal

Curso de extensão gratuito realizado em parceria com a Universidade do Minho inicia na próxima segunda-feira, 27 de setembro

21/09/2021 - 14h51
Curso aborda movimentos de migração entre Brasil e Portugal

Foto: Pexels

O primeiro contato dos portugueses com o Brasil foi em 1.500, quando Pedro Álvares Cabral aportou no litoral da Bahia. A imigração portuguesa foi bastante expressiva nos dois primeiros séculos da colonização, período que registrou um volume de, em média, 500 pessoas imigrando a cada ano. Seu ápice foi na primeira metade do século 20, quando essa média anual ultrapassou 25 mil pessoas.
Se você quer entender como se deram esses movimentos migratórios, analisar os percursos de vida imigrantes na jornada pré e pós migratória, e observar como foi o estabelecimento de relações entre Brasil e Portugal, inscreva-se no novo curso de extensão gratuito da PUCRS: Movimentos Migratórios e Percursos de Vida entre Portugal e Brasil. 

A capacitação acontece em parceria com a Universidade do Minho , de Portugal, e estuda os fluxos de migração ocorridos entre os séculos 17 e 20. As aulas são realizadas nas segundas-feiras, das 10h às 12h15 (das 14h às 16h15 no horário de Portugal), na modalidade online, e acontecem entre os dias 27 de setembro e 25 de outubro. A programação contará com palestrantes de ambas as instituições.  

Além de ser um curso gratuito, essa é uma chance de conhecer de perto a melhor universidade privada do Sul do Brasil. As inscrições podem ser realizadas online ou presencialmente no Centro de Educação Continuada da PUCRS, localizado na sala 201 do prédio 40.  

Saiba o que você vai aprender  

  • Gente anônima que se tornou muito conhecida: percursos de vida, ascensão social e presença nas Misericórdias de minhotos no Brasil (séculos 17 e 18). Palestrante: Maria Marta Lobo de Araújo. 
  • Perpetuar a memória: os legados dos “brasileiros” no apoio à atividade da Misericórdia de Braga nos séculos 17 e 18. Palestrante: Manuela Machado. 
  • A Nobre família dos Moreiras e a imigração para o Brasil nos séculos 17 e 18. Palestrante: Sofia Fernandes. 
  • Santos: porto do café e das epidemias – experiências, cotidiano e imigração portuguesa. Palestrante: Maria Izilda Santos de Matos. 
  • A comunidade portuguesa no Recife do século 19. Palestrante: Bruno Augusto Câmara. 
  • Um socorro aos patrícios: a Sociedade Portuguesa de Beneficência e seu hospital. Porto Alegre/RS. Palestrante: Éverton Reis Quevedo. 
  • De Requião para o Rio de Janeiro: os Alves da emigração (séculos 19 e 20). Palestrante: Teresa Araújo. 
  • Dos armazéns aos supermercados: trajetórias paradigmáticas de portugueses no Rio de Janeiro. Palestrante: Lená Medeiros de Menezes. 
  • “Brasileiros”: obra, mérito e reconhecimento. Palestrante: José Abílio Coelho. 
  • Partidas que se buscam e problemas que aparecem: a emigração e o sanitarismo em Portugal entre meados do século 19 e inícios do século 20. Palestrante: Alexandra Esteves. 
  • Uma larga e comprida ponte entre Pelotas e Aveiro: imigrantes portugueses no século 20. Palestrante: Biane Peverada Jaques. 
  • Portugueses na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre/RS – Brasil. Palestrante: Véra Lucia Maciel Barroso. 

Para saber mais, acesse o site do curso Movimentos Migratórios e Percursos de Vida entre Portugal e Brasil. 


Leia Mais Veja todas