Curso inédito incentiva busca por soluções inovadoras na área da saúde

Primeira edição da especialização em Inovação e Tecnologia em Saúde está com inscrições abertas

10/02/2021 - 16h12
Pós pediatria, IPB, pesquisa, laboratório, microscópio

Foto: Bruno Todeschini

Quando se pensa na área da saúde, fica cada vez mais evidente a importância e a necessidade de soluções inovadoras e rápidas para resolver as demandas que surgem. Aliar tecnologia e ciências da saúde e da vida mostra-se fundamental e, por isso, profissionais com essas habilidades acabam se destacando no mercado. 

Conforme os coordenadores da especialização em Inovação e Tecnologia em Saúde, professores Rafael Reimann Baptista e Cristina Moreira Nunes, esses três temas se relacionam na medida em que visam contribuir para a ampliação de conhecimentos, qualificando profissionais para a criação de soluções inovadoras e para o desenvolvimento de pesquisas relevantes para a sociedade. O curso, que é inédito, tem início previsto para agosto. As inscrições estão abertas no site do Educon. 

Aulas terão abordagem contemporânea e prática 

Baptista e Cristina contam que, a partir de uma abordagem contemporânea e prática, com conteúdos alinhados às necessidades do mercado, a qualificação dos alunos se dará pela utilização de ferramentas computacionais para solução dos problemas. O curso ainda irá debater assuntos relacionados a ciência de dados e inteligência artificial aplicados à saúde. 

“Inovação e Tecnologia em Saúde é uma especialização com visão interdisciplinar, que valoriza o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de competências empreendedoras a partir da relação entre as Escolas de Ciências da Saúde e da Vida e Politécnica da PUCRS”, destacam os professores. 

Parceria com BioHub e InovaPUCRS qualifica experiência durante a pós-graduação 

Curso inédito incentiva busca por soluções inovadoras na área da saúde

Foto: Pexels

A fim de possibilitar que os estudantes ampliem conhecimentos em inovação e tecnologia em saúde, estando aptos a criar soluções inovadoras e desenvolvendo competências, habilidades e atitudes no que se refere à prática interprofissional e empreendedora, o curso conta com duas importantes parcerias: o BioHub e a InovaPUCRS. 

O BioHub é uma iniciativa da PUCRS que, através do Parque Científico e Tecnológico – Tecnopuc, do Instituto do Cérebro (InsCer), do Hospital São Lucas (HSL) e das Escolas da Universidade, atua em um conjunto de ações sincronizadas entre as áreas com o objetivo de promover a inovação, conectando talentos e conhecimentos para gerar negócios inovadores em ciências da vida. Ele contempla mais de 90 laboratórios e mais de 100 grupos de pesquisa, além de inúmeros institutos e centros de pesquisas, sendo de uma base consistente para gerar conhecimento com potencial de se transformar em negócios.  

Já a Rede InovaPUCRS congrega o conjunto de atores, ações e mecanismos relativos ao processo de inovação e empreendedorismo da PUCRS, articulando todos os envolvidos no ensino, pesquisa e extensão. 

Inovação, tecnologia e o futuro da saúde 

Segundo os coordenadores da pós-graduação em Inovação e Tecnologia em Saúde, é importante que profissionais da área tenham conhecimento sobre esses assuntos para que se mantenham atualizados. Nesse sentido, ao final do curso os profissionais serão capazes de desenvolver e aprimorar tecnologias para a saúde, bem como práticas colaborativas e empreendedoras. “A especialização ainda é uma ótima oportunidade de networking para os estudantes, que também poderão se inserir em atividades de diversas áreas do conhecimento dentro da Universidade”, concluem. 


Leia Mais Veja todas