Teologia: graduação é o encontro entre fé, filosofia e ciência

Coordenador do curso de Teologia da PUCRS tira dúvidas sobre a graduação e mercado de trabalho

02/12/2022 - 13h55

Um dos mais tradicionais do Brasil, curso de Teologia da PUCRS possui formação alinhada com as demandas da sociedade / Foto: Giordano Toldo

Para além de estudar a Bíblia e olhar o passado, o curso de Teologia observa o momento atual do mundo, especialmente agora em que muitas pessoas buscam uma espiritualidade, um momento de paz interior e uma conexão com o transcendente. O coordenador da graduação de Teologia da PUCRS, o Padre Carlos Gustavo Haas, reflete sobre a tradição da formação e as possibilidades no mercado de mercado de trabalho.  

Uma formação alinhada com as demandas contemporâneas, o curso de Teologia possibilita que o egresso atue em áreas tradicionais como pastor, padre, líder, palestrante e professor, e em ambientes multidisciplinares, como hospitais, clínicas psiquiátricas e empresas.  

“Atualmente, o teólogo pode estar em empresas que fazem formação para seus/as funcionários/as, em escolas e interagindo com áreas como Psicologia, Filosofia e Comunicação. Hoje nenhuma ciência é mais sozinha, é um conjunto de muitos elementos”, aponta o coordenador. 

Desta forma, o profissional de teologia também pode atuar em campos de Recursos Humanos e gestão de programas em empresas que têm como pilar o desenvolvimento pessoal. Haas ressalta que a pessoa não precisa ser católica ou cristã para o curso, citando o filósofo Leandro Karnal como um grande conhecedor da história espiritual, apresentando seus questionamentos e reflexões como ateu. 

Conheça o Projeto de Meditação da PUCRS 

Integração entre ciência e fé

As disciplinas da graduação em Teologia abordam não só outras religiões, mas também Literatura, Matemática, Neurociência, entre outras. No entanto, o curso possui como ponto de partida a visão cristã,  em especial por meio da Bíblia. “Gênesis não é um relato jornalístico. É um relato, digamos assim, simbólico. Para retratar, através de símbolos, de números, de dias, de circunstâncias, quem é Deus para nós, quem é o ser humano, o que é o universo criado. Então, os pilares da nossa formação são a Bíblia e depois a história”. 

O professor também destaca que no curso é abordada a Teologia Sistemática, em que são estudados conceitos sobre quem é Jesus Cristo, como o catolicismo entende a eternidade, a liturgia, as celebrações cristãs, as questões da Pastoral, a administração da catequese e a questão da moral (que engloba aspectos do comportamento humano, da bioética, da moral fundamental, da moral da pessoa e da moral social nos campos da política).  

O coordenador do curso ainda ressalta a presença da disciplina de Teologia e Ciência na grade curricular dos estudantes. “Na teologia nós respeitamos a ciência, buscamos a ciência, dialogamos com a ciência, ela está sempre presente. Então há uma perfeita integração. É um estudo acadêmico, em que nós nos submetemos a todas as normas acadêmicas de qualquer universidade”, aponta o professor.  

Saiba mais sobre o curso de teologia

Com duração de oito semestres, a graduação em Teologia da PUCRS tem mais de 50 anos de história e é considerado uma das mais tradicionais do Brasil.  

Com excelência reconhecida, a formação possui conceito máximo (nota 5) na avaliação do MEC, atendendo com excelência os requisitos como corpo docente qualificado e formação de profissionais capacitados para o mercado. 

Para quem deseja ingressar nesta jornada, ainda é possível se inscrever para o Vestibular Complementar, que acontece em 8 de dezembro.

Ingresse no curso em 2023


Leia Mais Veja todas