Cuidado por inteiro: conheça as novidades do Parque Esportivo

Um dos maiores complexos de esporte, saúde e bem-estar do Brasil se transformou para oferecer uma experiência única de cuidado integral com inovação e tecnologia

19/07/2021 - 08h15
Academia Parque Esportivo

Foto: Camila Cunha

Nos dias de hoje, se pudéssemos escolher presentear alguém querido com algo realmente incrível, certamente a saúde estaria no topo entre as opções. Ter saúde, definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”, é o que mais temos desejado. O equilíbrio do corpo e da mente é uma questão definitiva para viver bem e este é um dos motivos pelos quais a PUCRS está focada em fazer do Parque Esportivo um local que facilite o cuidado por inteiro na cidade de Porto Alegre. 

Um movimento de reinvenção foi colocado em prática para que a estrutura – que integra o Campus da Saúde -, possa motivar a comunidade universitária e toda a sociedade, não apenas a intenção de viver mais, mas a garantia de viver bem. Três etapas compõem as mudanças no Parque Esportivo: novidades na sua estrutura e portfólio de serviços, o reposicionamento de sua forma de atuar e uma nova marca. 

Para chegar neste novo momento, a Universidade realizou escutas com usuários, colaboradores, alunos e especialistas. Ouviu a comunidade científica, pesquisou tendências e novas tecnologias. A ampliação e o aprimoramento dos serviços e da infraestrutura contemplam novas modalidades e planos – que atendem diferentes estilos de vida, faixas etárias, de escolas infantis a atividades para a terceira idade, iniciantes e atletas -, novas tecnologias e novas parcerias com escolas esportivas. Conheça a seguir mais detalhes sobre o conjunto de ações desenvolvidas para aprimorar a qualidade do atendimento e consolidar o Parque como um dos mais completos e inovadores complexos de esporte, saúde e bem-estar do Brasil. 

Academia Parque Esportivo

Foto: Camila Cunha

Treinar com os mesmos equipamentos utilizados pelas equipes das Olimpíadas? 

Sim, a academia do Parque passa a ser uma das mais completas da América Latina, com uma experiência inteligente e personalizada inédita na cidade, estruturada com a tecnologia da Technogym, referência mundial na área. Nos espaços é possível sentir-se um atleta no remo, no ciclismo e na corrida ou até mesmo fazer uma caminhada rápida pelas ruas de Amsterdã com a experiência gamificada. Telas interativas, com acesso a conteúdos como Netflix e YouTube e imagens simuladas para correr em qualquer lugar do mundo proporcionam uma experiência de condicionamento físico que cria um ambiente divertido e desafiador para os participantes.  

Entre as modalidades oferecidas estão: aulas coletivas de Ashtanga; Futebol Adulto; Group Cycle – uma aula indoor que simula o ciclismo com bicicleta diferenciada com autoajuste, simulação de cargas e intensidades; HIIT – um treino intervalado de alta intensidade com elevado gasto calórico; Yoga; Pilates e corrida orientada. Além disso, é possível realizar avaliação física e funcional e realizar treinamento físico integrado com experiência na atmosfera Technogym com os sistemas: 

Biocircuit: circuito inteligente que guia automaticamente o usuário por estações e com tempo de espera, após a configuração inicial pelo instrutor. Possui cinco programas que guiam os alunos rumo aos seus mais variados objetivos (perda de peso, hipertrofia, potência ou apenas iniciar a prática de atividades físicas). 

Mini-unity: monitor que proporciona experiência personalizada, orientação completa e acompanhamento automático nos equipamentos de força. 

O Parque está em funcionamento, com protocolos sanitários rígidos, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 23h30. Sábado, das 8h às 19h30. Para informações detalhadas sobre as modalidades, planos e mensalidades, o contato pode ser feito pelo e-mail [email protected], pelos telefones (51) 3320.3622 e 3320.3910 ou pelo Whatsapp: (51) 98334.0012.  

Academia Parque Esportivo

Foto: Camila Cunha

Um movimento que se expressa de várias formas 

Novos sistemas, processos e uma experiência inteligente e gamificada foram implementadas para garantir ainda mais segurança e performance, tudo dentro do Campus. A rede de parcerias com escolas esportivas de referência do Brasil e do mundo foi ampliada. Entre elas: Companhia dos Cavalos, Fernanda Ens Escola de Esportes de Raquetes, Equipe Motiva-Ação e Orlando City Soccer School. 

Para materializar o reposicionamento, o Parque ganhou uma nova marca que representa a sua essência e missão: acolher as pessoas e incentivar que elas cuidem de si de forma integral. Conheça em detalhes: Somos Cuidado Por Inteiro.  

Acolhimento para um presente e um futuro mais saudáveis 

Pesquisas mostram que estudantes que têm bom desempenho em exercícios físicos também obtêm melhores resultados nas demais atividades de aprendizagem. Em contrapartida, frente à amplitude que o conceito de longevidade vem ganhando na ciência com o aumento da expectativa de vida em todo o mundo, o movimento protagonizado pelo Parque Esportivo e o incentivo ao cuidado integral também são formas de agir pelo futuro da saúde na cidade e no País. 

O reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira, destaca que as novidades no Parque Esportivo não são apenas uma entrega de estrutura à sociedade e sim um investimento para colocar em evidência a importância da prevenção. “Ofertar uma educação integral é uma premissa da missão Marista. Movimentar-se é um elemento central para potencializar o aprendizado e uma vida plena. Quando as pessoas dão maior atenção à integralidade do corpo, mente e espírito, o mundo se torna um lugar melhor. Aprender a cuidar de si hoje, para crescer e envelhecer de maneira mais saudável e exitosa, é o que queremos motivar e tornar acessível”, ressalta. 

Academia Parque Esportivo

Foto: Camila Cunha

A comunidade PUCRS conta com benefícios no uso da estrutura, porém vale ressaltar que o Parque é aberto ao público e conta também com espaços de acesso gratuito, como pista para caminhada, playground (no momento restrito por causa da pandemia) e outros, disponíveis na área externa, diariamente, das 6h30h às 23h30min. Pessoas de todas as faixas etárias, crianças, jovens e idosos são bem-vindas e bem-vindos. Quem busca uma alternativa para se exercitar estando próximo dos filhos, por exemplo, pode contar com conveniência, opções de entretenimento e a proposta educativa Motiva-Ação. Confira a infraestrutura disponível. 

O Campus da Saúde 

A partir de um formato inédito no País, o Campus da Saúde reúne ensino, pesquisa, inovação e assistência às pessoas. O modelo integrado e multidisciplinar foi pensado para atender o movimento de cuidado integral com a vida e promoção da saúde em todos os sentidos, conectando as atuações do Parque Esportivo, do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), do Centro Clínico, do Centro de Reabilitação, do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), das Escolas de Medicina e de Ciências da Saúde e da Vida e de iniciativas de inovação como o BioHub, empreendimento do Tecnopuc que atua na geração de negócios inovadores em ciências da vida. Com a missão de transformar a saúde por meio da inovação, produção e difusão do conhecimento, é um lugar completo para que a população do Rio Grande do Sul e do Brasil alcance a longevidade com saúde autonomia.


Leia Mais Veja todas