Crescimento da indústria financeira aumenta demanda por profissionais qualificados

PUCRS oferece cursos de pós-graduação com diferentes focos na área, como administração, gestão e controladoria

15/12/2020 - 09h46
PUCRS tem diversas opções de pós-graduação na área de finanças

Bom planejamento e boa gestão de negócios são alguns dos segredos de empresas bem sucedidas / Foto: Pexels

Uma das funções mais importantes em um negócio é a gestão financeira. Para que uma empresa tenha sucesso e seja sustentável do ponto de vista econômico é essencial estar sempre atenta às finanças. E em contextos de crise, quando é ainda mais difícil traçar previsões futuras e o cenário não é o mais favorável, ter um bom gerenciamento e controle dessa área é fundamental para minimizar ou até mesmo evitar imprevistos.

Mas nem sempre essa é a realidade. Em quatro anos, mais de 316 mil empresas fecharam no Brasil. Em relação aos empreendedores autônomos, que faturam até R$ 81 mil por ano, conforme pesquisa do Sebrae, 77% dizem nunca terem feito um curso ou treinamento em finanças. Segundo o IBGE, 60% das empresas fecham em cinco anos. Já as que permanecem abertas após esse período atribuem o fato a um bom planejamento antes da abertura e uma boa gestão de negócios após a abertura.

Com isso, a indústria financeira tem apresentado crescimento e ampliado as possibilidades de atuação. E para suprir esse aumento de demanda, são necessários profissionais atualizados e preparados. Administradores, empreendedores, contadores, economistas, advogados e demais interessados encontram na PUCRS opções de pós-graduação com diferentes focos na área de finanças. Os cursos são boas opções para quem deseja ampliar conhecimentos de forma objetiva e prática, com professores reconhecidos e conteúdos de qualidade e relevância.

Veja o que dizem os coordenadores dos cursos de pós-graduação na área de finanças da PUCRS

Administração, Finanças e Geração de Valor: “Gerenciamento, controle e planejamento das finanças são fundamentais em contextos de crises, e o curso promove o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais ao crescimento e à sustentabilidade financeira dos negócios.” (professora Kellen Fraga da Silva)

Finanças, Investimentos e Banking: “Nessa especialização voltada a profissionais do mercado financeiro os estudantes vão obter uma formação sólida em finanças, tornando-se aptos para atuar em uma indústria financeira em crescimento e passando por mudanças.” (professor Wilson Marchionatti)

MBA em Gestão Financeira e Controladoria: “O momento que estamos vivendo é de rápida transformação, o que exige o aperfeiçoamento dos conhecimentos de gestão financeira e controladoria com as mais avançadas ferramentas e modelos de gestão. O MBA desenvolve e capacita profissionais para esses setores diretamente ligados à gestão empresarial.” (professor Luís Carlos Pertile)