Confira possibilidades de créditos e bolsas de estudo oferecidas pela PUCRS

Conheça benefícios disponibilizados pela Universidade e por instituições parceiras

02/03/2023 - 08h00
créditos educativos

Foto: Igor Bandera

Como forma de ajudar a fomentar o acesso ao ensino superior de qualidade a PUCRS oferece diferentes possibilidades de créditos, bolsas e descontos para estudantes de graduação. Após realizar a sua matrícula, saiba como participar do processo seletivo de cada um dos benefícios de incentivo à educação disponíveis: 

Universidade oferece diferentes opções de bolsas 

Para quem sonha em ensinar, a Bolsa Licenciatura oferece desconto de 40% em todas as mensalidades para os cursos de licenciatura – exceto para o curso de Educação Física, que o desconto é de 30%.  

Na PUCRS, toda a família sai ganhando: o/a aluno/a ganha desconto de 12% quando irmão/ã, pai, mãe, filho/a ou cônjuge estiver cursando graduação na universidade – exceto na primeira mensalidade.  

Quer fazer uma segunda graduação? Com o desconto para diplomados de gradução PUCRS, o/a estudante tem desconto de 25% no valor das mensalidades (exceto no curso de Medicina). Para diplomados de outras Universidades, o desconto é de 15% no primeiro semestre. 

Crédito Unicred 

Benefício voltado especialmente aos estudantes de Medicina, Odontologia e Psicologia: um financiamento estudantil de até 100% do curso. A parceria com a Unicred Porto Alegre viabiliza a estudantes da PUCRS o acesso ao Crédito Estudantil Uni, em qualquer momento de sua formação, com taxas exclusivas e condições especiais, independente do semestre cursado. Confira mais informações aqui. 

Créditos educativos próprios 

Para quem fez o ensino médio em Colégios Maristas, o Crédito Educativo Marista possibilita a ampliação do prazo de pagamento das mensalidades. Uma graduação de quatro anos, por exemplo, pode ser paga durante os quatro anos do curso e em seis anos após a formação. Saiba mais. 

Você também pode pagar metade da sua graduação só depois de se formar. No Proed, oferecido pela PUCRS, estudantes podem obter 50% de crédito sobre as mensalidades. O restante é quitado após concluir o curso.  

Outra opção é o programa de Crédito Educativo da PUCRS (Credpuc), que é destinado aos alunos da Pós-Graduação, de todos os níveis, mesmo com matrícula trancada. O aluno pode obter 50% de crédito sobre as mensalidades. Consulte o regulamento e veja a lista de cursos de mestrado e doutorado com crédito educativo e saiba mais sobre crédito educativo para especializações e MBA. 

Prouni  

Estudantes que se enquadram nas regras do Programa Universidade para Todos (Prouni), do Governo Federal, recebem bolsas de estudo integrais na Universidade. Saiba mais aqui. 

Outros benefícios 

Uma opção para quem quer economizar e ainda ampliar sua formação é a Iniciação Científica. As bolsas de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação permitem que alunos atuem na contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional. Saiba mais.  

Colaboradores/as da PUCRS não ficam de fora: técnicos/as administrativos/as da Universidade e seus dependentes recebem desconto de até 80% nas mensalidades, assim como os dependentes de docentes. Colaboradores/as do HSL possuem desconto de 40% nos cursos de graduação e para técnicos de enfermagem o desconto é de 50% no curso de Enfermagem.  

Também pode ser concebido benefício em caso de imprevisto familiar. No caso de perda ou invalidez do responsável financeiro do aluno é realizada uma análise socioeconômica por assistente social e, a partir do parecer, a universidade delibera por apoio parcial ou total (isenção de pagamento) por um período ou mesmo até a conclusão do curso.    

INGRESSE NA GRADUAÇÃO AINDA NO PRIMEIRO SEMESTRE


Leia Mais Veja todas