Coral da PUCRS participa de encontros e festivais online durante o mês de dezembro

Os eventos contam com a participação de grupos e corais nacionais e internacionais

04/12/2020 - 11h48
Um passeio pela música sacra, com maestro Marcio Buzatto - Confira a playlist com obras históricas narrada pelo regente do coral da PUCRS

Recital Un Rayo de Luz tocando Misa Criolla / Foto: Camila Cunha

Entre os dias 5 e 20 dezembro, o Coral da PUCRS participa de diferentes eventos, inclusive internacionais. Confira cada uma das atividades e programe-se para curtir o mês com muita música, arte e atrações especiais: 

  • Encerramento do 8º Festival Patagonia Canta 

Com o lema Desde casa para el mundo, a 8ª edição do Patagônia Canta reuniu 12 grupos de diferentes países da América Latina. O encerramento do evento, com participação do Coral da PUCRS, acontece no dia 5 de dezembro, a partir das 18h. A transmissão ocorre por meio do Canal do Festival no YouTube. 

  • ENCONAT – Encontro de Corais da Cidade de Natal/RN

Promovido pela Prefeitura Municipal do Natal e coordenado pelo Coral Municipal Sons da Terra, o Enconat acontece nos dias 5, 8, 10 e 12 de dezembro. Com participação de grupos corais do Brasil e do exterior, a transmissão é feita pelo Canal da Prefeitura do Natal no YouTube. A participação do Coral da PUCRS ocorre no dia 12 de dezembro, a partir das 20h.

  • Celebrar em Comunidade

No dia 8 de dezembro, o Coral da PUCRS participa do evento Celebrar em Comunidade, com a execução gravada da música Anunciação, de Alceu Valença. Além disso, o evento, que integra a programação de Natal da Universidade, conta com a presença da coralista Camila Keppler e do maestro Marcio Buzatto. A transmissão acontece por meio do Canal da PUCRS no YouTube.  

  • 1º Encontro de Coros Virtuais de Santo André/SP 

Promovido pela Prefeitura de Santo André e pelo Coro da Cidade de Santo André, o evento acontece entre os dias 18 e 20 de dezembro, com transmissão pelo Canal do Coro Municipal de Santo André no YouTube.  

  • Festival Internacional de Coros Natalinos da UnP  

O evento, promovido pela Universidade Potiguar (Natal/RN), acontece nos dias 19 e 20 de dezembro, com objetivo de celebrar o Natal em duas noites de concertos com grupos corais de alto nível do Brasil e do exterior. A transmissão ocorre por meio do Canal da UnP no YouTube. 

Sobre o Coral da PUCRS 

Com 64 anos de trajetória, o Coral da PUCRS realiza concertos com obras relevantes do repertório erudito ocidental, além de atividades relacionadas à MPB, ao Rock e a outros estilos musicais populares, nacionais e internacionais. Já protagonizou importantes shows e concertos em Porto Alegre, estando ao lado de grandes expoentes da música, como o grupo inglês Rolling Stones e os artistas Milton Nascimento, Fafá de Belém, Kleiton e Kledir, entre outros.  

Em 2016, o Coral da PUCRS recebeu a Medalha da Legislatura, concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, homenageando seus 60 anos de atividades ininterruptas e enaltecendo a ação cultural que desenvolve em sua atuação. Em 2019, foi sancionada, pelo governador, a Lei 169/2016, que estabelece que o Coral da PUCRS é de “Relevante interesse para a arte e cultura do Estado”. Atualmente o grupo faz parte do Instituto de Cultura da PUCRS e conta com a regência do maestro Marcio Buzatto.