Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Consultoria exclusiva prepara mulheres para o mercado de trabalho

Candidatas podem se inscrever até 7 de julho para concorrer às vagas no projeto do PUCRS Carreiras

03/07/2020 - 09h53
Consultoria exclusiva prepara mulheres para o mercado de trabalho - Candidatas podem se inscrever até 7 de julho para concorrer às vagas no projeto do PUCRS Carreiras

Foto: Retha Ferguson/Pexels

A carreira profissional é uma prioridade para muitas mulheres que consideram a independência e o empoderamento pautas importantes em suas vidas. Apesar de serem maioria da população brasileira51% segundo as estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quando se refere ao mercado de trabalho, os números se invertem. Conforme relatório do Fórum Econômico Mundial (WEF), serão necessários mais de dois séculos para se atingir a igualdade de gênero no mercado. 

A partir dessa realidade, o PUCRS Carreiras e a Fundação Irmão José Otão (Fijo) criaram o Grupo de preparação para o mercado de trabalho, com o objetivo de auxiliar as mulheres que estão em busca de uma oportunidade. A psicóloga e consultora do PUCRS Carreiras Gabriela Techio fará a condução desses encontros online e ressalta que “com a pandemia e com dados de como mulheres seriam mais afetadas do que os homens nesse contexto, pensamos em fazer algo dentro do conhecimento técnico do nosso serviço”. 

Como funcionará o projeto 

Dividido em cinco encontros semanais, a consultorirá abordar temas como carreira, interesses e motivações no mercado de trabalho, elaboração de currículo, busca por oportunidades, uso do LinkedIn e preparação para entrevista. Esses encontros irão contribuir na vida dessas mulheres para a apropriação de seus próprios recursos e de sua história de protagonismo através do trabalho em grupo e do contato com outras pessoas que servem de apoio e inspiração. 

A expectativa de Gabriela é de que o grupo concretize um desejo antigo, mas também é a oportunidade de contribuir com a forma como elas olham para as suas carreiras. “Elas podem ter uma visão mais integrada de si e estimular suas redes de contato entre o próprio grupo”, destaca a consultora. 

Seja protagonista da sua carreira 

As mulheres que tiverem interesse em participar do grupo precisam atender aos critérios de seleção: não estar empregada; ter renda familiar de até três salários mínimos; e estar buscando por oportunidades no mercado de trabalho. As dez vagas disponíveis serão escolhidas através de um sorteio realizado nas redes sociais do PUCRS Carreiras. 

Os encontros acontecerão pela plataforma Zoom, nas terças-feiras, das 14h às 16h, iniciando no dia 14 de julho e com a finalização no dia 11 de agosto. As interessadas podem fazer as inscrições gratuitamente clicando aqui.